Codigos de blocos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Taguatinga
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Códigos de Bloco e Códigos Cíclicos

Taguatinga
2011

Definições iniciais

Antes da apresentação dos Códigos de Blocos Lineares, algumas definições iniciais são oportunas. Códigos de blocos se caracterizam pelo fato do processo de codificação ser feito sobreblocos de bits ou bloco de símbolos. Isso quer dizer que um feixe de bits ou símbolos é segmentado em blocos de k bits ou símbolos, a partir dos quais são geradas palavras códigos com n bits ou símbolos.Assim, a notação que caracteriza um código de bloco é (n, k). Por conveniência, a partir deste ponto a notação (n, k) estará associada à quantidade de bits. Quando a notação (n, k) for usada pararepresentar símbolos, isso será definido explicitamente. Se k bits estão contidos em um bloco de n bits, então a quantidade de bits de redundância introduzidos no processo de codificação é (n – k).

Codificação de Fonte

A Codificação de Fonte é o processo que visa reduzir o máximo possível a informação redundante da Seqüência de Informação em sua saída, seqüência esta obtida a partirprocessamento do sinal de entrada.
Exitem um vasto legado de calculos e teorias que incorporam a as telecomunicações, teorias e calculos matematicos que visam a proteção da informação contra as intempéries do tempo, distância, ruido, interferência de outros sinais.. Enfim um mundo de problemas que tem sido resolvidos graças a esta refinada lógica que domina o mundo das telecomunicações.
Para que umcodificador de fonte seja eficiente, necessitamos ter conhecimento de estatística da fonte. Em especial, se alguns símbolos-fonte forem conhecidos como mais prováveis do que outros. O código Morse é um exemplo de código de tamanho variável, em que as letras do alfabeto e os numerais são codificados em sequencias de marcas e espaços. O código Morse é um exemplo simples de codificação de canal.Abaixo segue as principais teorias sobre codificação de canal e suas aplicações.

Modelos matemáticos para canais de comunicações

A construção de modelos matemáticos que reflitam as principais características do Canal de comunicação é de fundamental importância para o projeto demoduladores e receptores. Existe um compromisso entre a simplicidade do modelo e a sua precisão em caracterizar o meiode transmissão. A seguir, faremos uma breve descrição dos principais modelos amplamente adotados para canais de comunicações.

Decodificador de canal

O decodificador de canal tenta reconstruir a seqüência de informação original baseado no conhecimento do código utilizado no decodificador de canal e na redundância contida na informação recebida.
É feita uma determinação dos níveis dedistorção introduzidos em um sinal durante a sua transmissão para um receptor em um canal de comunicação não ideal. Se o canal de comunicação introduz quantidades moderadas de distorção sobre o sinal, uma técnica de decodificação complexa.Tal como uma técnica de decodificação matricial padrão é utilizada para decodificar o sinal.

Descrambler

Serve para evitar a perda de sincronismo no sinal.Quando uma sequência muito grande de bits 0 ou 1 vem no sinal, este vira uma reta, e o descrambler não deixa o sinal virar uma reta,pois se virar uma reta o decodificador resolve que o sinal caiu.

Interleaving

É uma técnica onde os bits de um bloco de dados são entrelaçados com o uso de uma matriz. O entrelaçamento nada mais é do que a mudança na ordem dos bits, o objetivo de se fazeristo evitar a ocorrência de erros em rajada, ou, Burt, durante a transmissão em um canal com presença fast fading (Desvanecimento lento).

Modulador

A maioria dos sinais da forma como são fornecidos pelo transmissor, não podem ser enviados diretamente através dos canais de transmissão. Conseqüentemente é necessário modificar esses sinais através de uma onda eletromagnética portadora, cujas...
tracking img