Codigo engeheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









Análise Crítica dos Códigos de Ética do Engenheiro e do Administrador
Grupo Ética, Amor e Paixão








Alunos:
Gabriel Avena
Gabriel Buriche
Gabriel Carvalho
Guilherme Leite
Luis Felipe Sucupira
Raphael Paci
Sarah Araújo

Professor: Maurício Reis


Rio de Janeiro, 10 de Junho de 2011
Índice

Conteúdo
1. Introdução 3
2. Análise SWOT 4Código de Ética do Engenheiro 5
• Forças: 5
• Oportunidades: 6
• Ameaças: 6
Código de Ética do Administrador 6
• Forças: 6
• Fraquezas: 7
• Oportunidades: 7
• Ameaças: 7
3. Entrevistas 8
4. Semelhanças e Diferenças entre os Códigos de Ética 11
4.1. Semelhanças 11
4.2. Diferenças 11
5. Conclusão 12
6. Bibliografia 13
7. Anexos 131. Introdução


Este trabalho tem como objetivo analisar o código de ética de profissionais de dois ramos diferentes. Em qualquer profissão é muito importante que se tenha conhecimento e consciência da importância do código de ética, pois este serve como diretriz para as condutas do dia-a-dia do profissional.
No mundo atual, na maioria das vezes as empresas são as responsáveis pelamanutenção da ética no nosso dia-a-dia, pois seja qual for a área de atuação, estas estão sempre a tomar decisões importantes. As conseqüências destas decisões estão diretamente relacionadas ao bem estar não somente de seus funcionários diretos, mas também de todas as pessoas ligadas indiretamente á empresa, seja através de algum negócio, ou até mesmo através do compartilhamento do mesmo ambiente.Naturalmente o Código de Ética de todas as profissões deve ser firme e de extrema clareza, evitando diferentes interpretações por parte de seus seguidores. Além de claros, os códigos deveriam ser não somente adotados, mas também incentivados pelas empresas de todos os ramos de atuação.
Muitas vezes o que acontece é o oposto do desejado e empresas, além de não seguirem os códigos deética referentes às áreas, incentivam ou até coagem seus funcionários a também não segui-los.
Em breve seremos engenheiros prontos para atuar no mercado de trabalho e isso aumenta a importância do conhecimento do código de ética referente à nossa profissão. Não queremos nos tornar engenheiros que agem de forma antiética e com condutas fora do padrão de nossa profissão, e, portanto daremosgrande atenção a esta etapa deste trabalho.
Além de estudarmos o código de ética do engenheiro, faremos também um estudo mais a fundo do código dos administradores, para que possamos então entender as principais diferenças, semelhanças, responsabilidades, forcas, fraquezas, ameaças entre outras coisas regidas em ambas as profissões.
Um dos principais objetivos é provocar aauto-reflexão das ações relacionadas àquela profissão e sempre responsabilizar o praticante por seus próprios atos e possíveis conseqüências destes.
Naturalmente, ao fazer parte de uma sociedade, o código deve necessariamente estar alinhado aos valores comuns a esta, não ditando regras, ou listando reações para cada ação do ambiente, mas sim explicitando pontos a serem refletidos e absorvidos pelopraticante.










2. Análise SWOT


Conforme dito anteriormente, o código de ética de um profissional, seja de qual área for, lista padrões de comportamentos, atitudes e provem diretrizes esperadas para qualquer profissional daquela carreira.
Para que possamos fazer uma análise mais completa dos códigos de ética estudados, faremos uma análise SWOT, ou como conhecida emportuguês FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). Esta tem como objetivo fazer uma análise do cenário, verificando a posição estratégica da questão estudada, perante o ambiente em que esta atua.
A figura abaixo nos ajuda a visualizar melhor como é feita a análise SWOT, que trabalha questões internas e externas, positivas e negativas para a empresa.


[pic]


• As...
tracking img