Codigo de etoica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Código de Ética em Empresas – Reflexões e Sugestões é uma publicação do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Um CE é conhecido comumente por ser um conjunto de critérios e convenções formais, muitos deles de caráter proibitivo: não se deve fazer isto ou aquilo.
Embora, historicamente, tenha havido na filosofia diferentes concepções a respeito da motivação para o comportamentoético, uma das mais abrangentes e claras, relacionadas ao dever, deriva do filósofo alemão Immanuel Kant: “Não faça aquilo que você não gostaria que fizessem consigo”.
Cada empresa tem suas peculiaridades a partir de sua atividade principal, porém o nosso grande desafio ético é fazer com que o trabalho “enriqueça” o ser humano num sentido amplo, além do financeiro.
A seguir são mencionadosriscos e oportunidades inerentes ao processo de desenvolvimento de um CE.
a. A adoção de um CE pela empresa é uma oportunidade de aumentar a integração entre seus funcionários. Em certas circunstâncias, um debate aberto, com a finalidade de obter tal formulação,
pode ser muito útil para despertar a consciência das pessoas. (Há o risco de tais debates serem administrados e transformados emoportunidades: a empresa cria automaticamente estímulos
para a formulação de críticas internas à sua atuação.)

b. Um CE só pode ser adotado pelas pessoas da empresa se suas formulações forem eqüitativas na atribuição de responsabilidades. Assim, a toda responsabilidade atribuída aos funcionários deve corresponder a contrapartida, ou seja, uma responsabilidade por parte da direção da empresa. Um CE nãodeve ser considerado apenas como mais um documento disciplinar ou de gestão de pessoal. Caso se considere importante que os funcionários subscrevam formalmente esse documento como condição de emprego, é preciso que, em contrapartida, a empresa assuma compromissos igualmente formais e coerentes com as exigências.

c. É recomendável que um CE exprima sempre as ideias de forma clara e simples. Porexemplo: “Nesta empresa não pagamos nem recebemos propinas”. Quanto mais complicada a formulação, mais estará sujeita a interpretações pessoais.

d. Quanto maior a empresa e quanto mais complexa a cadeia produtiva na qual se insere, mais relevantes, sob o ponto de vista ético, são os relacionamentos com seus fornecedores. É possível ocorrer casos em que seja importante que fornecedores adotempontos do CE como condição para a manutenção do fornecimento. Por exemplo: “Só trabalhamos com fornecedores que respeitam o meio ambiente” ou “Só trabalhamos com fornecedores que não exploram a mão-de-obra infantil”.

IMPLANTAÇÃO
A simples divulgação de um documento que contenha princípios de conduta não é suficiente para garantir que eles sejam, de fato, seguidos por todos. Se fosse assim,bastaria exortar as pessoas a cumprirem a lei.
Implantar efetivamente um Código de Ética numa empresa implica intervenções em todas as suas esferas de relacionamento. Além disso, o êxito que se consiga alcançar depende da evolução em cada terreno específico. É difícil assegurar o desempenho de um comportamento moral em determinada esfera se, em outra, as práticas são diferentes: a conduta correta sedeteriora com extrema facilidade caso conviva com condutas incorretas. Portanto, para ser bem sucedido na implantação de um Código de Ética é necessário desencadear um conjunto de ações concretas, relacionadas ao mais difícil de todos os terrenos: o comportamento das pessoas. Pois as empresas não pensam, decidem, agem, determinam ou obedecem. Quem faz tudo isso são seus integrantes, por meio daqualidade de seus múltiplos relacionamentos. O CE de uma empresa só ganha materialidade nas ações das pessoas relacionadas à empresa.
Uma empresa é uma comunidade que apresenta uma característica muito importante: é hierárquica, cujo poder decisório está nas mãos de seus administradores. Isto significa que o comportamento das pessoas que trabalham na empresa é, em grande medida, influenciado pelas...
tracking img