Cocaina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A cocaína é uma droga extraída de uma planta a qual tem o nome de Erythroxylum, originaria da America do sul, é uma droga composta de alcaloides e tem propriedades similares as da amina. E hoje é umas das drogas mais vendidas no mundo.
É uma droga que causa efeitos anestésicos por bloquear os canais de sódio e causa estimulação do SNC, seus efeitos são altamente nocivos ao serhumano e podem trazer grandes danos ao cérebro do individuo.
Assim como outra droga possui um tratamento, e seu uso pode ser detectado através de testes realizados através de coletas de materiais do individuo.

2. História da Cocaína:


A cocaína é uma droga extraída da planta Erythroxylum a qual é originária da América do Sul. A planta de coca cresce na forma de arbusto ou em árvores aoleste dos Andes e acima da Bacia Amazônica. Cultivada em clima tropical e altitudes que variam entre 450 m e 1.800 m acima do nível do mar, continua sendo usada pelos nativos da região que a mascam. Numerosas lendas se referem a ela em associação aos mistérios sagrados da fertilidade, da sobrevivência e da morte, assim como de práticas curativas. O nome coca deriva de uma palavra aimará, “khoka”,cujo o significado seria “a árvore”.
A folha desta planta já era utilizada há mais de 1200 anos pelos povos nativos do continente, principalmente na forma de chá, lembrando que desta forma seu principio ativo é muito baixo.
Por passar um caráter místico para os índios a coca teve seu consumo proibido pelos os espanhóis a fim de converter os mesmo ao cristianismo. A coca foi levada para a Europa em1580. Após um grupo de cientistas italianos terem levado a planta para o pais, o químico Angelo Mariani desenvolveu em 1863, o vinho Mariani uma bebida que consistia em uma infusão alcoólica das folhas de coca. E foi na tentativa de competir com este vinho que os americanos criaram a coca.
Na segunda metade do sec.XIX a cocaína ganhou grande popularidade. Sigmund Freual o pai da psicanálisefascinado pelos efeitos psicotrópicos da droga, a utilizava em seus pacientes. A cocaína nesta época foi popularizada como tratamento para toxicodependencia de morfina. Em Viena, Sigmund Freud, o médico criador da psicanálise experimentou-a em pacientes, fascinado pelos seus efeitos psicotrópicos. Publicou inclusivamente um livro Über Coca sobre as suas experiências. Contudo acabou por se desiludircom a dependência a que foram reduzidos vários dos seus amigos. Foi ele que a forneceu ao oftalmologista Carl Köller, que em 1884 a usou pela primeira vez enquanto anestésico local, aplicando gotas com cocaína nos olhos de pacientes antes de serem operados.
A popularidade da cocaína ganha terreno: Em 1885 a companhia americana Park Davis vendia livremente cocaína em cigarros, pó ou liquidoinjectável sob o lema de "substituir a comida; tornar os covardes corajosos, os silenciosos eloqüentes e os sofredores insensíveis à dor". O fictional Sherlock Holmes (personagem de Arthur Conan Doyle) chega mesmo a injectar "cocaine" nas veias numa das histórias! Em 1909 Ernest Shackleton leva cocaína para a sua viagem à Antartica, assim como o Capitão Robert Scott.Apesar do entusiasmo, os efeitosnegativos da cocaína acabaram por ser descobertos. Com o uso da cocaína pelas classes baixas e, nos EUA pelos afro-americanos, acabou por assustar as classes altas a um extremo que o seu óbvio potencial de dependência e graves problemas para a saúde nunca levaram. Os alertas racistas no sul dos EUA sobre os "ataques a mulheres brancas do Sul que são o resultado directo do cérebro do negro enlouquecidopor cocaína" como exprimiu um farmacêutico proeminente, acabaram por resultar na regulação e posterior proibição. Apesar dos motivos iniciais é consensual entre a comunidade médica que os elevados efeitos auto destruidores do consumo de cocaína são plenamente justificativos da proibição atual.
Ao fim do mesmo século começaram a aparecer os sintomas psicóticos e depressivos da...
tracking img