Cobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1138 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Disciplina: PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Professor: JOSÉ ROBERTO
Equipe: ROGÉRIO SILVA
ONASSIS BENTES
JADSON FIGUEIREDO
KARLA
MARCOS
RAIMUNDO VAGNER
ELEANDRO

COBRE: OBTENÇÃO E APLICAÇÃO


Manaus, Maio 2013

COBRE
1. SUA PRESENÇA NA HISTÓRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HUMANIDADE
Desde apré-história, o cobre está presente na vida do homem. Existem evidências de sua utilização entre os anos 8.000 a 4.000 a.C., Mais ou menos nos anos 3.500 a.C., o homem obteve através de um contato acidental do fogo com algum metal cupífero. O homem percebeu que a combinação entre cobre e zinco continha uma liga mais resistente para fabricação de utensílios – ferramentas e armas.
Na Idade Média ohome continuou utilizando o cobre e suas ligas em incontáveis aplicações, destacando-se a fundição de canhões e sinos.
Na Idade Moderna, com o advento da eletricidade, o cobre passou a ser utilizado em grande escala, devido suas características especiais na condução dessa energia. No último século o cobre se converteu no material básico onde a eletricidade é necessária, praticamente em todas asatividades industriais e domésticas.

CARACTERÍSTICAS DO COBRE
Número atômico: 29
Símbolo Químico: Cu
Ponto de Fusão: 1.038 ºC
Ponto de Ebulição: 2.297 ºC
Aparência: Coloração vermelha, levemente amarelada.
Consistência: Metal macio, maleável e dúctil.

2. FORMAS DE OBTENÇÃO DO MINÉRIO
2.1 – In natura
O cobre está bastante distribuído por toda a Terra, sendo particularmente comumencontrá-lo combinado com ferro, carbono e oxigênio. São conhecidas mais de centena e meia de minerais de cobre. No entanto, apenas seis têm interesse comercial.
Os minerais de cobre podem dividir-se em três grupos distintos.

- Os minerais primários, que estão depositados a grande profundidade e têm origem ígnea, de que são exemplo a bornite (Cu5FeS4), calcopirite (CuFeS2), enargite (Cu3As5S4) eoutros.

- O segundo grupo é composto por minerais de cobre oxidado resultantes da erosão de sulfuretos de cobre. Neste grupo os minerais cuprite (Cu2O), malaquite (CuCO3.Cu(OH)2), azurite  (2CuCO3.Cu(OH)2) e crisocola (CuSiO3.2H2O).

- O terceiro grupo é constituído por minerais resultantes da erosão de sulfuretos de cobre, tais como a calcocite (Cu2S) e a covelite(CuS).

Os mineraiscom maior interesse comercial são a calcosite (Cu2S), que possui 79,8 % de cobre, e a calcopirite (CuFeS2) com 34,5 %.

Minerais como enargite ou outros sulfuretos podem viabilizar a exploração que usualmente se faz em mina aberta.


O cobre nativo acha-se difundido na natureza sob a forma de filões, geralmente em quantidades pequenas. É encontrado,comumente, nas zonas oxidadas dos depósitos de cobre, associado à:


A CALCOPIRITA é um mineral de cobre, muito abundante e é a principal fonte de obtenção do cobre. Tem brilho metálico e coloração amarelada. É muito confundida com a pirita, porém sua cor é bem mais forte. Pode conter pequenas quantidades de ouro ou prata. Ocorre associada à pirita, calcita e siderita. A calcopirita éabundante no Chile, que é o maior produtor de cobre do mundo.
No Brasil, o cobre nativo tem sido encontrado, esporadicamente, em rochas basálticas. Nos basaltos de Grajaú o cobre apresenta-se sob a forma de metal nativo e de sulfetos. No município de Viçosa do Ceará, na encosta da serra de Ibiapaba, ocorrem manchas de malaquita associada aos minerais cuprita, covelita e cobre metálico.3.2 – Processo de extração do Cobre
Após coletado o minério da natureza, a extração se dá das seguintes formas:

Este processo consiste em juntar ao minério previamente triturado uma mistura de água e óleo. O óleo envolve os minerais metálicos e a água encharca as impurezas.
Em seguida injeta-se uma corrente de ar que faz o...
tracking img