Cobre e suas ligas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1 - Introdução 2
2 – Obtenção do Cobre e suas Ligas 3
2.1 - Ligas Trabalhadas 3
2.2 - Ligas Fundidas 5
3 - Tabela das Ligas Trabalhadas 6
4 - Tabela de Ligas Fundidas 7
5 - Aplicações 8
6 - Conclusão 9
7 – Referências Bibliográficas 10

1 - Introdução
Os materiais elétricos têm uma utilização enorme na nossa vida, tudo em que possamos imaginar pode conter um materialelétrico. E difícil imaginar nossa vida hoje sem depender dos materiais elétricos direta ou indiretamente, pois os materiais elétricos estão contidos em aparelhos eletro-eletrônicos como: computador, televisões, celulares, lâmpadas, chuveiros e muitos outros aparelhos que dependem de materiais elétricos para o seu funcionamento.
Esses materiais são divididos através da sua condução elétricos:condutores, semicondutores e isolantes. Dentre os isolantes iremos ter: borracha, plástico, cerâmica, etc. dentre os semicondutores iremos ter: Germânio (Ge), Silício (Si),etc. Já nos materiais condutores iremos ter: cobre (Cu), ferro(Fe),alumínio(Al),etc.
Nesse trabalho iremos aprofundar um pouco mais e um material condutor, o cobre, que é um dos principais materiais elétricos utilizados hoje emdia.

2 – Obtenção do Cobre e suas Ligas
O cobre e um material de grande importância para a humanidade, dizem que foi uma das principais descobertas da historia da humanidade, o cobre foi descoberto em torno de 13.000 a.C. O cobre foi encontrado em forma de cobre nativo que era usado pelos antigos como substituto da pedra como ferramenta de trabalho e arma.
O cobre sai da mina, que pode ser acéu aberto ou subterrâneo, em minério contendo 1% a 2% de cobre, logo depois de ser britado, moído ele passa pelo processo de flotação onde é extraído em media 30%, esse produto e fundido e tornando – se o matte com 60% do cobre, esse mate é transformado em blister através do processo de oxidação e passa a ter 95,5% do cobre, o blister ainda em estado líquido passa pelo um processo de refino chegandoa 99,5 % de cobre. O cobre pode ser utilizado puro mesmo ou dependendo da onde for sua utilização pode ser acrescentando algum outro material para o melhoramento do cobre através das ligas de cobre.
Através de circunstância que precisavam de um melhoramento do cobre, como melhor usinabilidade, ductilidade, menos oxidação, melhor resistência mecânica entre outras melhorias, veio então às ligasde cobre que é a junção de outros elementos ao cobre para que sua na sua finalidade seja melhor utilizado.
As ligas de cobre são divididas em duas partes: Ligas Trabalhadas e Ligas Fundidas que por sua vez as duas juntas são divididas em nove classificações.
2.1 - Ligas Trabalhadas
As ligas trabalhadas e contida por 7 tipos de classificações:
C 1XX – Cobre comercialmente puro, esse tipo decobre e denominado cobre não ligado que é a junção das outras ligas não pode ultrapassar 1% assim esses elementos que são adicionado tem a finalidade de ajudar na menor oxidação , na maior resistência mecânica sem interferir na condutividade elétrica.
C 2XX – Essa segunda classificação e a ligas de cobre e zinco( Latão ) e os demais elementos estão presente em teores muito baixo, essa ligasapresentam uma boa resistência a corrosão, uma boa comformabilidade, mas com resistência mecânica e dureza mais elevada que no cobre comercialmente puro.
C 3XX – Essa é a classificação onde o chumbo e adicionado ao cobre e o zinco (Latão) onde o chumbo tem a função principal de melhorar a usinabilidade. Apesar do chumbo não combinar nem com o cobre nem com o zinco ele esta presente nessas ligas em formapartículas, essas partículas lubrificam as ferramentas de corte facilitando a usinagem e assim fazendo que o cavaco seja retirado facilmente.
C 4XX – Essas são outras ligas onde algum elemento e adicionado ao cobre e o zinco (Latão) o elemento dessa vez e o estanho que é adicionado ao cobre e o zinco substituindo uma parte do zinco, essas ligas tem a função de aumento da resistência a corrosão...
tracking img