Cobertura verdes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho fala de coberturas verdes que são vivas e ajudam a amenizar problemas ambientais melhorando a vida urbana nos grandes centros onde o desenvolvimento tecnológico acarretou danos à natureza. Essa nova tecnologia que traz um belo efeito paisagístico vem se espalhando por vários países variando de acordo com clima, cultura, e política de incentivo. Nas coberturas existem doisestilos principais que são eles:

• INTENSIVO que comporta plantas maiores em áreas também maiores

• EXTENSIVO que se adapta com pouca espessura de substrato e usa plantas perenes e rasteiras, em locais onde não haverá tráfego e não vai necessitar de manutenção constante. A captação de água que pode ser reaproveitada e o uso de energia solar e eólica, também beneficia o lado econômicoe não só o ambiental. A impermeabilização e drenagem são itens importantes a serem tratados e se diferenciam de acordo com o tipo de cobertura escolhido. A proteção da própria impermeabilização e o efeito térmico, por filtrar os raios solares, também atua no campo ambiental e financeiro, pois poupam energia usada em condicionadores de ar. Outra característica da cobertura verde é sua capacidadede equilibrar o ecossistema atraindo pássaros e insetos muitas vezes já desaparecidos de certas regiões.

O uso de materiais reciclados nas camadas drenantes e de substrato também se destacam. As pesquisas começam a se difundir mais agora em países de língua inglesa, pois ficou restrito muito tempo em países germânicos. Sem dúvida a gestão de águas, o controle das enchentes através da diminuiçãodo volume das redes pluviais, a coleta e reaproveitamento dessas águas, e a melhoria da qualidade do ar, são as propriedades que mais se destacam nas coberturas verdes. A nova mentalidade de se construir com sustentabilidade reforça o valor e importância das coberturas verdes.

INTRODUÇÃO:

O homem vem buscando soluções para reverter os problemas ambientais surgidos ao longo dos tempos com oprogresso tecnológico, mas principalmente com o descaso para com a natureza não prevenindo os danos causados por este progresso.

Na construção também as novas tendências são de buscar uma renovação de técnicas e de materiais alternativos que possam abrir novos caminhos para um futuro mais viável a todos.

Plantar nas coberturas, telhados e paredes são um dos mais inovadores campos dedesenvolvimento na construção ambiental, com vistas em soluções climáticas, eles melhoram a qualidade de vida urbana. Uma cobertura verde consiste de vegetação e solo, com crescimento médio, plantado sobre uma base impermeável. Camadas adicionais, como por exemplo, de uma barreira de raízes, drenagem e sistema de irrigação também podem e devem ser incluídos.

Os efeitos positivos da vegetação sobre oambiente urbano já são bem conhecidos e neste caso da cobertura, diminuem as enxurradas, amenizam o calor nas edificações durante o verão e o conservam durante o inverno. Há também benefícios para a fauna, com retorno de espécies que mantêm o equilíbrio biológico local. Essas coberturas podem ter muitas aplicações, como em indústrias, residências, escritórios e outras propriedades comerciais.Também chamado de ecotelhado, esse tipo de cobertura, hoje ainda é mais difundida nos países de língua germânica da Europa Central e está se espalhando para o norte, noroeste da Europa e norte da América, como por exemplo, o Pentágono em Washington D.C., Zurich na Suíça, Stuttgart na Alemanha, no City Hall em Atlanta, Toronto no Canadá, na Espanha, etc. Em alguns países e regiões isto é uma exigêncialegal. Na Europa eles estão sendo muito utilizados para a gestão ambiental de preservar energia e evitar enchentes, assim como benefícios estéticos. Aqui no Brasil já é conhecido no Rio Grande do Sul, onde a sua execução começa a se difundir, também visando à gestão ambiental, evitando enchentes e trazendo conforto ambiental.

Nos últimos anos uma nova aplicação, a fitorremediação, que reduz a...
tracking img