Cobertura Da Bandnews Nas Elei Es Presidenciais De 2002

288 palavras 2 páginas
Eleições presidenciais do ano de 2002

A eleição presidencial brasileira do ano de 2002 foi dada em dois turnos. O primeiro deles ocorreu no dia 06 de outubro de 2002 e o segundo no dia 27 do mesmo mês. José Serra do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e Luis Inácio Lula da Silva do PT (Partido dos Trabalhadores) eram os candidatos que disputavam a presidência. Lula consegue eleger-se então como presidente com quase 53 milhões de votos.
A cobertura na Rádio Bandnews foi caracterizada como de cunho informativo e os recursos mais utilizados foram repórteres e sonoras com os candidatos, apesar de ocorrer também o grande número de matérias que contavam apenas com o apresentador.
No primeiro turno das eleições, a emissora escolheu a opção de cumprir a legislação eleitoral, não privilegiando nenhum candidato e dando preferência a matérias mais generalizadas, que buscavam tratar de todos os candidatos, ao invés de falar apenas sobre um.
Os subtemas mais abordados nessas matérias foram as pesquisas eleitorais, debates político entre os candidatos em outros meios de comunicação como a TV principalmente, e as perspectivas eleitorais de cada um.
As pesquisas foram constantemente utilizadas dando ênfase na posição de cada candidato. O tema relacionado aos debates teve grande ênfase na Bandnews, pelo fato da emissora ser vinculada a uma rede de televisão que transmitia esses encontros entre eles.
Já no segundo turno a emissora deu espaço para os candidatos exporem suas propostas em programas políticos que estavam na grade da rádio. Optando ainda por uma cobertura neutra, com matérias que procuravam abordar mais os candidatos em si, sem expressar opiniões sobre eles. Quando se tratavam de debates, as criticas aumentavam, revelando uma descrença na discussão publica entre os políticos.

Relacionados