COAGULOGRAMA COMPLETO TAP + PTT + TS - TC + PROVA DO LAÇO.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3299 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORDEM DO TRABALHO: COAGULOGRAMA COMPLETO TAP + PTT + TS - TC + PROVA DO LAÇO.

Coagulograma é um conjunto de provas, que podem ser solicitadas por médicos e dentistas para analisar e detectar alterações no tempo de coagulação do sangue.
O conjunto de exames podem ser solicitados como um todo ou individualmente de acordo com a nessecidade médica.
Os exames que compõem o coagulograma são:Tempo de Sangramento (TS)
Tempo de Coagulação (TC)
Tempo de Ativação da Protrombina (TAP)
Tempo de Ativação Parcial da Tromboplastina (KPTT ou TTPA)
Número de Plaquetas
Esses exames são muito importantes principalmente no pré-operatório de cirurgias de médio e grande porte, são fundamentais quando o paciente apresenta histórico de sangramentos repentinos ou de doenças que alteram a coagulação.Também são solicitados quando um paciente for picado por algum animal ou inseto que possui toxina que altera a hemostase (coagulação). Importante salientar que nesses casos o animal ou inseto deve ser capturado e levado ao hospital junto com o paciente para ser realizado tratamento mais eficaz, caso não seja possível é realizado coagulograma para avaliar a ação da toxina.
Existem inúmeras doençasrelacionadas a coagulação do sangue e por isso o coagulograma é muito solicitado na prática da clínica médica.
Um coagulograma Normal deve apresentar os seguintes valores de referência:
TS –  1  a  4  minutos
TC –  4  a  10 minutos
TAP –  10  a  14 segundos
TTPA – 24  a  40 segundos
PLAQUETAS – 150  a  400  mil/mmc
Lembrando que estamos falando de sangue que é um tipo de tecidoconjuntivo na forma líquida, produzido na medulaóssea, mas também pode ser produzido no baço e gânglios linfáticos. A produção de sangue recebe o nome deHematopoiese e se configura com aproximadamente 34% de elementos figurados (Hemácias, Leucócitos e Plaquetas) e 66% de Plasma.
Uma das doenças mais famosas e nessecita dos testes de coagulograma é a Dengue, que interfere diretamente na coagulação e naprodução de plaquetas (trombocitopenia).
Outro teste que faz parte do coagulograma é o Dímero-D, avaliado por exemplo em casos de tromboembolismo pulmonar.

2.1- Contagem Plaquetária e índices Plaquetários

A contagem de plaquetas no sangue normal varia entre 150.0-450.0/mm3. Este exame pode ser realizado por automação (aparelho Coulter) ou pela contagem manual no esfregaço periférico. Apesar de serbem mais prático e bastante fidedigno, o método do Coulter pode falhar, revelando baixas contagens plaquetárias em pacientes com plaquetometria normal - pseudo-trombocitopenia. São dois os principais mecanismos: (1) o anticoagulante - especialmente o EDTA - pode formar clumps plaquetários (FIGURA 7), que podem ser contados como hemácias ou leucócitos; (2) satelirismo plaquetário - o arranjo deplaquetas em volta dos neutrófilos (FIGURA 8). Outros fatores menos comuns são a presença de uma crioaglutinina plaquetária, as paraproteinemias e as plaquetas gigantes. Sempre que aplaquetometria é desproporcional à clínica do paciente ou é totalmente inexplicada, devemos confirmá-la com a contagem manual. No aumento de 100 vezes, cada plaqueta visualizada corresponde a 10.0/mm3 .

Os índicesplaquetários principais são o VPM (volume plaquetário médio) e o PDW (índice de anisocitose plaquetário ou platelet distribution width). O aumento do VPM (normal: 3-12ÍL) sugere destruição periférica de plaquetas, como na PTI (púrpura trombocitopênica imune) e na PTT (púrpura trombocitopênica trombótica). O estímulo aos megacariócitos da medula leva a liberação de plaquetas maiores (megatrombócitos -FIGURA 9). Uma outra causa de aumento do VPM é a síndrome de Bernard-Soulier (uma desordem hereditária da função plaquetária), onde aparecem as plaquetas gigantes. As causas de trombocitopenia por disfunção da medula óssea (ex.: aplasia) cursam com plaquetas de tamanho normal. A síndrome de Wiskott-Aldrich cursa com plaquetas pequenas. O aumento do VPM geralmente é acompanhado pelo aumento do...
tracking img