(POP-012)_Amostras_Coleta_Identificacao_e_Estocagem

9623 palavras 39 páginas
1 - Situação de revisão:

Situação
Data
Alteração
0.0

0.0

2 - Objetivo: Estabelecer os procedimentos da coleta de material dos pacientes, da identificação, da separação da amostra, estocagem e rejeição das amostras consideradas inadequadas.

3 - Campo de Aplicação: 1 - Diretoria do Laboratório 2 - Responsável Técnico 3 - Supervisor Técnico 4 - Unidade da Garantia da Qualidade 5 - Chefes de Setores 6 - Coordenadoria da Secretaria 7 - Entidade Certificadora

4 - Referência:
4.1 – POP – 019 – Instruções aos Pacientes

5 - Terminologia, Definição e Símbolo: Laboratório de Apoio: É o laboratório que executa exames em amostras enviadas por outros laboratórios. Exame: É o conjunto de procedimentos pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos realizados nos pacientes e/ou em suas amostras e aplicados a saúde humana. Exame terceirizado É o exame em que a parte analítica é realizada em um Laboratório de Apoio. Cadastro do Paciente: É o conjunto de dados que identifica o paciente, suas amostras e os exames a serem realizados. Planilha de Trabalho: É o sistema de informação originário do cadastro do paciente, que objetiva definir os exames a serem realizados e registras os resultados.
Material: É qualquer espécime biológico ou não, relacionado ao paciente.
Amostra: porção (ões) do material destinado (s) ao exame.

6 - Descrição:

6.1 - Coleta do material
6.1.1 - A coletora chama o paciente para a coleta de sangue, e de acordo com os exames a serem realizados, constantes do seu cadastro, a mesma separa e identifica, na frente do paciente os tubos que serão utilizados para o material coletado.
6.1.2 - A coleta de sangue é realizada fazendo o garroteamento rápido do braço do paciente, assepsia com álcool a 70º e punção da veia, utilizando seringa plástica ou tubo vacutainer, com ou sem anticoagulantes, dependendo dos exames a serem realizados, conforme consta do Manual de Coleta – Anexo 8.1. Quando o

Relacionados