Coagulantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Descrição da prática realizada

O experimento foi realizado no dia 18 de novembro de 2009 e teve como objetivo a apresentação do comportamento de um mesmo coagulante, o Sulfato deAlumínio [Al2(SO4)3], em soluções de diferentes PH’s.
Em geral, o coagulante foi adicionado em duas soluções de uma mesma areia e o tempo de decantação teve que ser cronometrado para se observar asdiferenças.

1.1 – Metodologia

Primeiramente pesou-se 20g de areia (pH entre 4,00 e 5,00) em um béquer de 100mL de vidro. Em seguida, adicionou-se pequena quantidade de água, a fim depreparar uma solução. Com a ajuda de um funil, verteu-se esse conteúdo do béquer em uma proveta de 150ml de vidro.
Com um pisseta, lavaram-se as paredes do recipiente, até que toda a areia setransferisse para a proveta. Feito isso, adicionou-se mais água na proveta, até completar o volume de 145mL. Reservou-se essa solução.
Em uma outra proveta, também de mesmo volume, adicionou-se145mL de uma solução pré-preparada pelo professor e técnico de laboratório. Ela era constituída pelo mesmo tipo de areia, porém seu pH era em torno de 7,00.
Nessa parte do procedimento,tamparam-se as duas provetas e, com as mãos, chacoalharam-nas para que a areia já decantada se solubilizasse novamente.
Depois disso, 5mL de Al2(SO4)3 foi adicionado em cada uma das soluções, sendo queforam colocados ao mesmo tempo e, nesse exato momento, um cronômetro começou a marcar o tempo.
Com uma régua usual, teve-se que medir em intervalos de tempo de 5 minutos a altura da interfacede cada um. Mais detalhadamente, isso quer dizer que se mediu a distância entre a “separação” das fases, ou seja, onde era possível se ver que a areia já havia decantado. A medição foi feita do pontoda interface até a marca de 150mL da proveta.
Dez anotações tiveram de ser feitas e, em seguida, a discussão dos resultados.
Alem disso, a elaboração de uma tabela com os valores...
tracking img