Papel do estado na economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Cassiane Garreto de Sousa

Atividade Introdução a Economia

1-Pesquise e identifique qual papel o Estado deveria desempenhar em relação às atividades econômicas, segundo a Escola Clássica,a Escola Neoclássica e a Escola Keynesiana.

A escola clássica foi uma escola que caracterizou a produção, deixando a procura e o consumo para o segundo plano. Adam Smith, principal representanteda escola clássica defendia a não-intervenção do estado na economia, às atividades econômicas deveriam ser deixadas livre para forças de oferta e de demanda.
O papel que o estado deveria desempenharera: proteger a sociedade da violência e da invasão de outras sociedades independentes; proteger os membros da sociedade da injustiça e da opressão de qualquer de seus membros; conservar certas obraspúblicas.
Escola Neoclássica: a economia definida como a ciência das trocas ou escolhas. Concebe o estado como privilegiado para produção de ações políticas públicas, enquanto o mercado é considerado aquintessência. Comportamento racional mínimo do governo, e defesa da livre –concorrencia.
Escola Keynesiana: se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto-regulador como pensavam osneoclássicos. Keynes argumenta que em momentos de crise, a intervenção do estado pode gerar demanda mediante os investimentos, com vistas a garantir níveis elevados de emprego. A intervenção doestado na economia é a superação da crise, no curto prazo, possibilitando o aumento dos investimentos através de uma política de aumento de demanda. O papel do estado era investir, pois o investimento eracapaz de assegurar o pleno emprego e influenciar a demanda.
Keynes também acreditava que o governo tinha poder fundamental na economia para proporcionar bens coletivos à sociedade, como produtor debens e serviços, como regulador da moeda, intervindo no mercado financeiro para controlar o fluxo da moeda, como comprador, consumidor e agente econômico.

Fontes:
Livro Introdução a economia...
tracking img