Cluster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

ETEP Faculdades

CLUSTER VALE DO SILÍCIO

CALIFÓRNIA-EUA

Lucas F. Widmer
Everlândio A. Almeida
Reinaldo da Cruz Viana
Thiago Allon Moriki

Turma: 16EMNA

Orientador: Professor Celso Antunes Viviani
Disciplina: Projetos Industriais

São José dos Campos

2010

CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

ETEP Faculdades

AVCA 2

AVALIAÇÃOCONTEXTUALIZADA DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM

CLUSTER VALE DO SILÍCIO

CALIFÓRNIA-EUA

Lucas F. Widmer
Everlândio A. Almeida
Reinaldo da Cruz Viana
Thiago Allon Moriki

Turma: 16EMNA

Orientador: Professor Celso Antunes Viviani
Disciplina: Projetos Industriais

São José dos Campos

2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

O que é Cluster? 3

Cluster Vale doSilício 4

ORIGEM DO VALE DO SILICIO 6

AS EMPRESAS DO VALE DO SILÍCIO DA CALIFORNIA 7

Dados do Vale do Silício da Califórnia 8

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 9

INTRODUÇÃO

O que é Cluster?

Michael Porter, um dos maiores especialistas de cluster no mundo, define clusters como sendo concentrações geográficas de empresas de determinado setor de atividade eorganizações correlatas, de fornecedores de insumos a instituições de ensino e clientes.
O cluster evidencia tanto a concorrência como a cooperação: as empresas disputam o mesmo mercado, mas cooperam entre si compartilhando processos que trazem ganhos mútuos, como por exemplo, formação de consórcio de exportação, compartilhamento de fretes e tratamento de matéria prima, aumentado aprodutividade das empresas da região e estimulando a formação de novas empresas, reforçando e expandindo o próprio cluster.
A proximidade das empresas faz as mesmas interagirem com efeitos positivos. Esta concentração cria um mercado de trabalho especializado, atrai fornecedores de diversos tipos e gera um ambiente de disseminação de tecnologias. O que uma empresa faz no cluster, as outras ficamsabendo informalmente e também adotam, contribuindo para aumentar a competitividade da região automaticamente.

Figura 1: Representação Esquemática da Estrutura de um Cluster.
“A única maneira de criar riqueza na sociedade é pelas empresas. Logo, temos de concentrar muita, muita atenção no Brasil onde a riqueza é, de fato, criada. Um elemento central da produtividade no sentido microeconômico éa influência dos clusters. Um cluster existe não quando há uma empresa ou poucas empresas num setor, mas sim todo um grupo de empresas localizadas numa área geográfica relativamente pequena, apoiando-se mutuamente.”
Michael Porter

Cluster Vale do Silício

O Vale do Silício, na Califórnia, nos EUA (em inglês Silicon Valley), é uma região na qual está situado um conjunto de empresasimplantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de Chips, na eletrônica e informática.
O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José.
A industrialização dessa região teve início nos anos90, mas o impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo. Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foramgestadas na região: Apple, Altera, Google, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft (hoje está em Redmond, próximo a Seattle), entre muitas outras.
[pic]
Figira 2: Imagem do Vale do Silício California - EUA

ORIGEM DO VALE DO SILICIO

O Vale do Silício, California-EUA, surgiu há mais tempo do...
tracking img