Cluster de alta disponibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As comunicações entre pessoas e organizações têm crescido cada vez mais importância no desempenho das mais variadas atividades, sejam profissionais ou de lazer. Qualquer sistema de informação se beneficia com uma rede de comunicação, onde se permita a troca de dados ou de informação no formato digital.
As redes de informação foram desenvolvidas para dar suporte a vários tipos deaplicações, como transmissão de dados, voz e vídeo, comunicações entre terminais e computadores. Independentemente da aplicação, existem vários fatores a ser considerado como a dispersão geográfica, o tipo de informação transmitida e a confiabilidade exigida.
Na sociedade da informação, parte integrante dos tempos modernos, a probabilidade da ocorrência de falhas no acesso aos serviços é umapreocupação que deixou de ser um “ponto de atenção” e passou a ser um item crítico nas organizações. Sendo assim, só é possível atingir os resultados pretendidos se existir a garantia de continuidade dos serviços de TI garantindo assim os dados e informações. Torna-se, portanto, necessário desenvolver métodos de para armazenar a informação apoiada nos três pilares da segurança de informação,“Confidencialidade”, “Integridade” e “Disponibilidade”. Para isso é necessário gerenciar os incidentes de forma que o serviço se mantenha disponível quando necessário.
O conceito de alta disponibilidade (HA – High Availability) tem por objetivo manter um ou mais serviços disponível o máximo possível, recorrendo a hardware e software específico para o efeito. Aumentando assim os recursos para contornar umincidente, desde as relacionadas com o armazenamento até a elaboração de procedimentos em caso de falhas mais graves (disaster recovery – Recuperação de Disastre).
Existem várias soluções de redundância em nível de hardware, redundância de disco, fonte de alimentação, placa de rede, entre outros equipamentos, porém para atingir alta disponibilidade não existe solução melhor do que ter um outro servidorredundante em outro circuito de alimentação e outra rede onde em caso de falha de um dos servidores o outro assume as funcionalidades enquanto não ocorre o fall back, onde tudo ocorre de forma transparente para o usuário do servidor.
Atualmente, a maioria dos construtores de hardware e software desenvolvem soluções integradas de HA suportando aplicações críticas como transacções financeiras,acesso a bases de dados e outras funções essenciais que devem estar permanentemente disponíveis. Construtores como a IBM, a HP ou a própria Microsoft disponibilizam soluções comerciais para estes fins. No entanto, estas soluções têm um custo associado e são dependentes de uma plataforma proprietária. Os sistemas OpenSource têm reunido cada vez mais adeptos sendo de salientar o desenvolvimento nosúltimos tempos de várias soluções de HA, a baixo custo, de código aberto e com uma atualização
Uma das formas de alcançar HA consiste em agrupar vários servidores independentes como um único sistema (cluster). Este tipo de sistema permite ainda efetuar balanceamento de carga (load balancing), diminuindo a sobrecarga de cada servidor. No entanto, não deve ser confundido cluster de alta disponibilidadecom cluster de alto desempenho, já que este tem como objetivo à execução, em paralelo, de tarefas computacionalmente complexas onde o tempo é um fator significativo.

Conceitos Básicos
Para que o objetivo final deste projeto seja compreendido é necessário ter conhecimento de algumas noções que servem de suporte ao desenvolvimento do tema. Neste capítulo são introduzidos alguns desses conceitosbásicos.
Rede
Uma rede em informática consiste num grupo de dois ou mais sistemas computacionais (computador, software e periféricos) interligados. As redes podem ser distinguidas através de vários fatores, entre eles a área geográfica. Às redes em que os computadores se encontram geograficamente próximos, por exemplo, no mesmo edifício, designam-se por Local Area Networks (LANs) e...
tracking img