Clorofilas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACTIVIDADE EXPERIMENTAL
Quais os pigmentos eu existem nos cloroplastos?

Material utilizado:
. Folhas de uma planta;
. Funil;
. Placa de Petri;
. Álcool a 90%;
. Areia fina;
. Vareta;
. Papel de filtro;
. Almofariz;
. Tesoura;
Procedimento Experimental:
1. Cortámos as folhas em pedaços para dentro do almofariz. Junte areia e esmague com o pilão;
2. Adicionámos um pouco de álcool,agite com a vareta e filtre;
3. Vertermos o filtrado para uma caixa de Petri;
4. Introduzimos nesse filtrado um rectângulo de papel de filtro dobrado em ângulo;
5. Após o procedimento, aguardámos alguns minutos, observe o papel de filtro e registe as alterações que verificar;
RESULTADOS OBTIDOS

DISCUSSÃO DE RESULTADOS
Como previamente estudámos, a formação de compostos orgânicos dá-se nasfolhas quando estas são expostas à luz e é devido à presença de pigmentos fotossintéticos contidos nos cloroplastos que se dá a fotossíntese. Estes capam energia luminosa e a convertem em energia química e fornecem cor às folhas.
Trabalho prático-laboratorial:
. Este presente trabalho prático, o objectivo central resumiu-se na observação dos diferentes pigmentos existentes nos cloroplastos,distinguindo-os através da sua cor;
. Estudar o método da Cromatografia. Esta é uma técnica de separação de misturas e consiste, basicamente, na identificação dos seus componentes.
Sendo assim, discutem-se os seguintes aspectos:
Ao colocar o papel de filtro sobre o filtrado, o solvente é absorvido por ele e arrasta os pigmentos fotossintéticos. Os pigmentos mais solúveis ficam na parte superior dopapel de filtro (carotenóides) e os menos solúveis na parte inferior (clorofilas).
Quando o papel de filtrou tocou no filtrado, a solução de clorofila bruta, ascendeu pelo papel e pudemos observar várias colorações de verde, sendo o nosso objectivo obter todas cores (dentro daquelas que se podem verificar) ou seja, vários tons de verde e no final a cor amarela.
CONCLUSÕES
Na execução daactividade não encontramos qualquer tipo de problema ou obstáculo e, assim, todos os objectivos propostos foram cumpridos.
Após a observação dos resultados obtidos, conclui-se:
. Os pigmentos mais abundantes nos cloroplastos das folhas recolhidas são as clorofilas e as carotenóides, mais precisamente as xantofilas - é possível tirar essas conclusões devido às cores que mancharam o papel de filtro,vários tons de verde em baixo e, mais acima, amarelo. Essas cores pertencem aos pigmentos fotossintéticos existentes nas folhas utilizadas na experiência.
Com a realização desta actividade laboratorial, foi-nos permitido a extracção da coloração dos pigmentos fotossintéticos através do papel de cromatografia e concluímos, posteriormente, que a clorofila não é o único pigmento presente nas células dosseres que realizam a fotossíntese:
. Através do trabalho prático realizado pode-se observar com alguma clareza os diferentes pigmentos presentes nas células dos seres fotossintéticos.
Em jeito de conclusão, saliento, como habitualmente, a aplicação das regras de segurança de laboratório, essenciais para a obtenção de resultados fiáveis e credíveis.

Relatório de actividade experimental Diversidade de Pigmentos Fotossintéticos
Objectivo
Observar os diferentes pigmentos presentes nas células dos seres que realizam a fotossíntese.
Introdução Teórica
Alguns seres vivos existentes no nosso planeta, designados por seres autotróficos, desenvolveram a capacidade de produzir compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, utilizando uma fonte de energia externa, este processodesenvolvido pelas plantas, micro algas e bactérias é denominado por fotossíntese.
Este processo consiste na conversão da energia luminosa em energia química através das plantas, transformando o dióxido de carbono (CO2), a água (H2O) e os sais minerais, retirados do solo através da raiz da planta, em compostos orgânicos e oxigénio gasoso (O2). A radiação solar é absorvida pelas folhas das plantas...
tracking img