Clorofila2

2050 palavras 9 páginas
2. De acordo com a legislação. Captura. A primeira operação é a captura. Esta operação é feita, geralmente, no período noturno, pelas chamadas equipes de apanhadores utilizando luz azul que as aves não enxergam. Nesta primeira operação objetiva-se minimizar o número de aves injuriadas, pois as contusões ocasionam um mau aspecto aos cortes, principalmente com evidenciamento de coágulos. As aves devem estar de jejum hídrico de 6 a 10 h antes do abate e deve-se ter uma preocupação com a lotação dos engradados (10 a 12 aves/engradado) para se evitar stress térmico (no verão menor lotação e no inverno maior lotação).

Transporte. Depois disso, é feito o transporte para os abatedouros nas primeiras horas da manhã. No caso da plataforma de recepção estar ocupada, os caminhões deverão permanecer em área de espera. Na espera os galpões devem ser bem ventilados a partir dos tetos e das laterais (ambos para evitar o stress térmico). Logo após, os engradados deverão ser descarregados em plataforma dimensionada para facilitar esta operação, e, em seguida, higienizados com água clorada (3 a 5 ppm).

Sangria. Uma vez descarregados na plataforma de desembarque, os engradados são conduzidos à área de pendura, onde os engradados são abertos na sua parte superior, e as aves são descarregadas e colocadas nos trilhos e encaminhados para calha de sangria que deve ser em aço inox, e realiza-se um corte lateral da jugular, deixando-as sangrar por um período de 3 minutos (preconizado pelo SIF), muito embora se reconheça que nos primeiros 40 segundos, 80% do sangue é liberado e, no intervalo, entre 1 e 2 minutos e meio, o sangramento estaria completo. Os engradados vazios são levados à seção de sua higienização, onde são lavados com água hiperclorada e sob pressão, e a seguir desinfetados com produtos aprovados para tal, visando evitar-se a disseminação de possíveis doenças entre as granjas.

Escaldagem A próxima etapa é a

Relacionados

  • Relat Rio Extra O De Clorofila
    1111 palavras | 5 páginas