Clonagem vantagens e desvantagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* 1. A produção de seres geneticamente iguais
* 2. Clonagem: processo que permite obter várias células derivadas de uma célula única, através de divisões celulares repetidas, sendo assim todas elas têm a mesma constituição genética. Definição de Clonagem
* 3. Técnica da Clonagem Utilizando impulsos eléctricos, a célula foi reactivada e começou a se dividir até formar um embrião, que foiimplantado no útero de uma fêmea.
* 4. Tipos de Clonagem Reprodução humana: função biológica que permite a qualquer ser vivo renovar-se e que assegura que a espécie não se extinga. Eugenia: ciência social que se ocupa do aperfeiçoamento das qualidades físicas e mentais do Homem. Bioética: conjunto de princípios morais e de regras jurídicas e d e comportamento que se aplicam à investigaçãobiomédica, às experiências terapêuticas e à pratica da medicina
* 5. Tipos de Clones Clone: é uma cópia exacta. Em medicina o termo refere-se, em geral, a um de três tipos principais: clones de células, clones de genes e clones de organismos: Clones de células: provém todos de uma célula original. Podem prevenir cancros e infecções, substituindo uma célula anormal; Clones de genes: são duplicados deum gene. A clonagem de genes serve para a investigação, possibilitando a obtenção numerosa de cópias de genes em estudo; permite produzir substâncias e medicamentos como a insulina e a hormona de crescimento Clones de organismo: podem ser produzidos, removendo o núcleo de uma célula de um indivíduo e transplantando para outra célula-ovo, de outro indivíduo.
* 6. Vantagens Um dos seuspropósitos é a clonagem terapêutica, processo pelo qual o DNA de uma pessoa é utilizado para criar um embrião. O novo tecido formado a partir das células estaminais, pode ser desenvolvido em laboratórios para substituir partes do corpo doentes ou danificadas. Como estes órgãos seriam produzidos usando células estaminais do próprio paciente, não haveria riscos de rejeição do transplante pelo corpo dapessoa. Pode ser utilizada por casais que não conseguem ter filhos, mas que desejam ter filhos que possuam atributos biológicos de pelo menos um dos pais.
* 7. Imagens de Vantagem
* 8. Desvantagens Tem uma média baixa de sucesso (98% das tentativas não têm êxito). Os poucos clones que sobrevivem ao processo não costumam ter uma vida longa e saudável. Pode causar graves efeitos nosrelacionamentos familiares; As crianças tornar-se-iam como qualquer outra comodidade que adquirimos: tamanho, cor e outros traços seriam pré-determinados pelos pais. O mistério da individualidade humana seria uma coisa do passado. As crianças que forem clones de pessoas que já faleceram poderão ser consideradas, meramente, a continuação da vida daqueles que já morreram;
* 9. Imagens de Desvantagem
* 10.Conclusão Com a clonagem de embriões poder-se-ão obter células-mãe a partir das quais se poderão fabricar órgãos e tecidos. Quantas serão as pessoas beneficiadas com estas técnicas? Em certos casos é afirmado por parte da comunidade científica que a clonagem permitirá combater o cancro. Sendo, então, o cancro uma das doenças mais perigosas do nosso mundo, porque não abrir portas à clonagem? Poroutro lado, não só nos homens se poderão produzir, por meio de clones, proteínas no seu leite mais puras e em maiores quantidades! Sendo o leite um “bem precioso”, para quê tanta incerteza em avançar definitivamente para a clonagem.
A clonagem natural ocorre espontaneamente na Natureza, sendo comum a diversas espécies.
       Ocorre em espécies que têm capacidade de se reproduzir assexuadamente,isto é, sem a união de gâmetas, e as crias são geneticamente iguais ao progenitor, uma vez que possuem o mesmo património genético.
       Existem vários processos de reprodução assexuada, sendo os mais conhecidos a fragmentação, a partenogénese, a bipartição, a gemulação, a esporulação e a multiplicação vegetativa.
·        Fragmentação: o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por...
tracking img