Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Iluminismo
O regime político inglês, resultante da Revolução burguesa e as idéias liberais de Locke influenciaram o surgimento do Iluminismo.

Foi na França foi onde mais desenvolveu essafilosofia, porém, as idéias iluministas influenciaram a independência dos EUA, a Revolução Francesa, as independências latino-americanas e até a Inconfidência Mineira.

Por toda parte do mundo, osescritos dos filósofos franceses circulavam, forçando transformações ideológicas, políticas e até religiosas.

Pensamento Iluminista
Os iluministas condenavam o Antigo Regime, o Absolutismo. Buscavamesclarecer as pessoas da hipocrisia que era a sociedade moderna, que na realidade era conservadora em sua política e enganadora em sua ideologia.

Os ideais iluministas eram a Igualdade, Liberdade eFraternidade. Contudo, não podemos confundir esses ideais, o Iluminismo era um movimento burguês. Essa igualdade era igualdade de direitos que os permitiria chegar ao poder. Essa liberdade diziarespeito a liberdade econômica, pois havia monopólios concedidos pelos reis. E essa fraternidade dizia respeito aos seus. A maçonaria se encaixa bem nesse último.

Os iluministas exaltavam a razão comosendo responsável pela libertação das mentes. A razão liberta as pessoas da ignorância, das superstições, do fanatismo, do engano.

A razão é o uso da inteligência e do raciocínio. Os filósofos daépoca criticavam filosofias anteriores, como a escolástica, pelo uso excessivo do misticismo e a falta de metodologia científica em suas observações.

Educação
Muitos iluministas pregavam que oshomens são produto da educação e da sociedade em que vivem. Isso significa que a educação é responsável pela formação até mesmo ontológico do ser humano e por conseguinte, responsável pelo tipo desociedade que se formará.

O filósofo Rosseau dizia: “O homem é bom por natureza, à sociedade que o corrompe.” Isto é, uma boa educação forma bons cidadãos. O filósofo contrariava nesse pensamento o...
tracking img