Climogramas e Climas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são CLIMOGRAMAS?
O climograma é uma ferramenta clássica de representação do clima que permite uma compreensão mais fácil do perfil climático de determinada região. Através do climograma pode se representar graficamente as variações de temperatura e precipitações durante um determinado período de tempo, geralmente de 1 ano.
O climograma geralmente é constituído de um gráfico linear querepresenta a temperatura, medida em graus Celsius e outro gráfico de barras que representa a precipitação, medida em milímetros. Para a construção de um climograma, precisamos primeiramente de uma tabela que contenha os valores da precipitação e da temperatura do lugar escolhido.
A partir da elaboração de um climograma, podemos identificar as variações de precipitação e temperaturas de determinadasregiões. Além de prever alguns eventos importantes, tais como: qual melhor momento para executar uma obra que necessita de pouca chuva para o trabalho dos operários ou um determinado produto agrícola que necessita de uma boa absorção de água para o seu desenvolvimento. Ou até mesmo qual o período mais suscetível a deslizamento de blocos ou encostas pela quantidade excessiva de chuvas. 
Destamaneira torna-se importante conhecer, construir e principalmente analisar essa ferramenta tão importante para uma possível previsão climática.









CLIMA TEMPERADO MARÍTIMO
O clima temperado marítimo ocorre nos litorais dos continentes nas latitudes médias: Noroeste dos EUA, parte meridional da América do Sul (Sul do Chile e Argentina), Noroeste da Europa (desde a Galiza até ao Sulda Escandinávia), no Sudeste da Austrália e na Nova Zelândia.

O regime térmico deste clima é mais regular do que no caso do clima temperado mediterrâneo. A ação moderadora do oceano não deixa descer muito as temperaturas no Inverno, mas também não as deixar subir muito no Verão. Assim, a amplitude térmica anual é moderada. 
O regime pluviométrico é regular, pois chove de forma mais oumenos abundante ao longo de todo o ano. Não há meses secos. 
A fauna é variada e podem encontrar-se javalis, linces, lobos, raposas, esquilos, veados, ursos, martas, uma grande variedade de insectos, répteis e aves diversas, algumas de grande porte da família das aves de rapina (águias). Aparecem ainda muitos invertebrados. Nalgumas regiões, como forma de adaptação às baixas temperaturas do Inverno, algunsanimais migram enquanto que outros hibernam. Outros animais, como os esquilos, armazenam comida para consumirem durante o Inverno.





CLIMA TEMPERADO CONTINENTAL
O clima temperado continental ocorre no interior dos continentes das latitudes médias, com destaque para o interior da Europa. O clima temperado continental apresenta amplitudes bem maiores uma vez que não sofre a influênciareguladora dos oceanos (nos verões a temperatura pode chegar a 22ºC e no inverno pode chegar a 0ºC, dependendo da região).
Mas, a taxa de precipitação é bem distribuída ao longo do ano. Este tipo de clima temperado ocorre em regiões como a Argentina, o centro-oeste dos EUA, norte da Coréia e da China, Península Balcânica, norte da Itália e centro do Japão.

O regime pluviométrico é irregular, masnão há meses secos. A precipitação aumenta com a temperatura, ou seja, o Verão é mais chuvoso. No Inverno, as temperaturas negativas tornam o ar muito denso e, por isso, pouco propício à ocorrência de precipitação, ocorrendo nesta altura do ano sobre a forma de neve. A vegetação dominante é a taiga.
O regime térmico deste clima é bastante irregular. A ausência da acção moderadora do oceano torna osInvernos muito frios ( com temperaturas médias negativas) e os Verões muito quentes. A amplitude térmica anual é muito elevada, podendo ser em alguns casos superior a 30ºC.
O bioma característico deste clima é a  pradaria. A pradaria caracteriza-se por evidenciar  grandes extensões de vegetação herbácea, relativamente alta, contínua, muito densa. Dado o rigor do clima praticamente não...
tracking img