Climatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Climatologia

Desertificação de Governador Valadares - MG

Vanderli Viana
Waldislene Márcio dos Santos

Governador Valadares – MG Dezembro de 2012
Pesquisa aponta que Valadares estáem processo de desertificação
Do alto dá para se ver o quanto as cadeias de montanhas já foram devastadas na microrregião de Governador Valadares. São centenas de pontos de erosão. Sinal de que omeio ambiente está degradado e que algo precisa ser feito. O agrônomo Alexandre Sílvio, tão acostumado a reverter situações de desgaste do solo, decidiu colher todos os dados emitidos pela estaçãometeorológica que existe na cidade, entre os anos de 1975 a 2004 e relacionar as informações.

Confira entrevista no vídeo

O processo de desertificação, apontado no estudo do agrônomo, é uma realidadeque, segundo o IEF, precisa ser combatida. O Instituto Estadual de Florestas desenvolve ações, em parcerias com outros órgãos, para que o impacto ambiental na região seja reduzido.
Link dareportagem: http://in360.globo.com/mg/noticias.php?id=12350
Promessa de esgoto tratado 

Em Governador Valadares, a promessa é de que o esgoto lançado diariamente no Rio Doce, cerca de 700 litros porsegundo, deve ser totalmente tratado até o fim de 2012. Para isso, há projetos de duas Estações de Tratamento (ETEs), uma no Bairro Santos Dumont e outra no Elvamar (já em fase de execução).
Atualmente, oesgoto doméstico é lançado em córregos e canais que cortam o município e deságuam no Rio Doce. O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Omir Quintino, disse que o cronogramaestabelece que já neste ano seja retirado o esgoto dos canais.
Os recursos para a construção das estações são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Saneamento.
No Elvamar são previstosinvestimentos de R$ 13,3 milhões. As obras no Santos Dumont devem ser licitadas no mês que vem, e o investimento será de R$ 54 milhões. Essa estação será responsável por tratar 80% do esgoto de Valadares....
tracking img