Climasc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O clima de Santa Catarina é subtropical úmido. As temperaturas médias variam bastante de acordo com o local: são mais baixas nas regiões serranas e mais elevadas no litoral, no sudeste e no oestecatarinense.

Ao contrário do que é observado na maior parte do território brasileiro, em Santa Catarina as quatro estações são bem definidas. O clima do estado é úmido mesotérmico, apresentando duasvariações, Cfa e Cfb.

A variação Cfa é encontrada em praticamente todo o estado nas áreas abaixo de 800 metros de altitude. Já o Cfb encontra-se nas áreas mais altas, acima de 800 metros.
Aschuvas, com índices superiores a 1.300 mm anuais atingindo, em certas áreas, até 2.000 mm costumam ser bem distribuídas ao longo do ano com uma pequena diminuição nos meses do inverno.

Entretanto, oclima não é igual em todo o estado, existem diferenças significativas entre as regiões.
Nas zonas mais elevadas do planalto norte, o verão é fresco e o inverno frio.
No litoral (devido à baixaaltitude) e no Oeste (devido à continentalidade), o verão é mais quente e prolongado.
No litoral, principalmente em Florianópolis, é comum ocorrer o vento sul, que traz para a atmosfera a umidadeoceânica, tornando o inverno úmido.
No planalto sul, devido às altitudes que variam de cerca de 800 a até 1828 metros, o frio é mais forte e dura mais tempo e é frequente a ocorrência de geadas e neve, comtemperaturas que podem atingir menos -15 °C. Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Urupema são os municípios mais frios do estado e estão entre os mais frios do Brasil.

As massas de arque controlam condições do tempo em Santa Catarina são:
*Polar Atlântica (PA): fria e mais seca;
*Massa Polar Pacífica (PP): fria e mais seca;
*Tropical Atlântica (TA): quente e úmida;
*MassaEquatorial continental (EA): quente e úmida.

A massa de ar de ação mais frequente, principalmente no verão, responsável pelos ventos do quadrante norte que se infletem no Litoral é a Tropical...
tracking img