Clima de pernambuco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

de energia emitida pelo sol durante o ano. Desta forma neste Estado ocorre uma predominância de climas quentes (Figuras 1, 2 e 3).

GEOGRAFIA
PROFESSORA: MANUELLA VIEIRA 5º PERIODO CLIMA DE PERNAMBUCO
“A vida aqui só é ruim Quando não chove no chão Mas se chover dá de tudo Fartura tem de montão Tomara que chova logo Tomara meu Deus tomara Só deixo o meu cariri No último pau-de-arara...”Último Pau de Arara Luiz Gonzaga

Figura 1: Zonas Térmicas da Terra

O Clima é comumente definido como o conjunto de fenômenos meteorológicos que caracterizam o estado médio da atmosfera de uma dada localidade. O estudo do clima pressupõe a análise de fatores geográficos estáticos e dinâmicos. Esses fatores influenciam consideravelmente os elementos do clima. Os fatores geográficos estáticosprincipalmente são: relevo (altitude), latitude, distância do mar e correntes marinhas. Os fatores dinâmicos estão relacionados à circulação atmosférica, ou seja, os avanços de massas de ar frentes sobre uma determinada área (JATOBÀ, 2003). Vejamos a seguir os principais fatores climáticos que contribuem com a configuração climática do Estado de Pernambuco. 1) A Latitude O Estado de Pernambuco selocaliza numa área de baixas latitudes, bem próximo da linha do Equador, recebendo uma grande quantidade

Figura 2: A influência do clima no Nordeste do Brasil

Figura 3: A influência do clima em Pernambuco, com a predominância de áreas secas

2

2) A altitude e a exposição aos fluxos de ar Pernambuco não possui grandes altitudes, o ponto mais elevado se localiza no Pico do Papagaio nomunicípio de Triunfo – PE. Desta forma as predominâncias das baixas altitudes aliadas às baixas latitudes contribuem com a configuração de climas quentes no Estado. As áreas que possuem temperaturas mais baixas no Estado estão relacionadas com as áreas mais elevadas “Os brejos de altitude” (Garanhuns, Triunfo, Taquaritinga do Norte,...) já que à medida que se eleva a altitude à temperatura diminui,e além do fato destas áreas por serem mais elevadas estão mais expostas a ação das massas de ar. Segundo Jatobá (2009) no Agreste e no Sertão de Pernambuco as áreas mais elevadas, se encontram expostas aos fluxos de ar e possuem condições climáticas mais úmidas, em pleno domínio do semiárido. Esse fato Pode ser explicado pela ascensão do ar por uma imposição do relevo. O ar ascendente, nessavertente, que se encontra a barlavento, tornase mais úmido, ocorrendo assim, nevoeiros e chuvas orográficas ou de relevo. Já as áreas que estão resguardadas do fluxo de ar úmido a sotavento, são as mais secas de Pernambuco (Figura 4).

3) A distância do mar A maior ou menor distância do oceano influencia alguns aspectos do quadro térmico de uma região, sobretudo, na amplitude térmica. Os lugares queestão mais próximos do oceano, em face do efeito termo-regulador deste, possuem fracas amplitudes térmicas diárias. Já aqueles que estão mais afastados, as amplitudes térmicas são significativas (JATOBÀ, 2009). Desta forma à medida que adentrasse ao interior do Estado de Pernambuco, as amplitudes térmicas aumentam em virtude do afastamento do litoral. 4) A ação das massas de ar As massas de ar sãograndes blocos de ar, com características relativamente homogêneas da temperatura, pressão atmosférica e umidade. Essas massas de ar adquirem as características físicas da área sobre a qual se originaram e depois as transmitem para as regiões por elas atravessadas. 4.1) Os Sistemas atmosféricos que agem sobre Pernambuco As condições climáticas de Pernambuco recebem as influências de sistemasatmosféricos tropicais e extratropicais. O avanço e recuo desses sistemas, ao longo do ano, determinam o andamento do Tempo no Estado (JATOBÁ, 2009). a) Os Sistemas tropicais • Massa Equatorial Continental (mEC) • Tépida Kalaariana (mTK) • Ondas de Leste • Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)

Figura 4: Influência climática do Relevo em Pernambuco

A (mEC) é uma massa quente e úmida...
tracking img