Cliente servidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 131 (32540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Capítulo 19 – Criando Aplicativos Cliente/Servidor




O Visual FoxPro fornece as ferramentas para você criar aplicativos cliente/servidor eficazes. Um aplicativo cliente/servidor do Visual FoxPro combina a força, velocidade, interface gráfica com o usuário e o sofisticado sistema de consulta, relatórios e processamento típicos do Visual FoxPro, incluindo o acesso multiusuáriodireto, armazenamento de grande quantidade de dados, segurança interna, processamento robusto de transações, criação de resumos e sintaxe nativa do servidor característicos de uma fonte de dados ou servidor ODBC. A sinergia dos pontos fortes do Visual FoxPro e do servidor fornece aos usuários uma solução cliente/servidor eficiente.

A etapa mais importante na construção de aplicativoscliente/servidor eficazes é o desenvolvimento de um bom projeto. Este capítulo baseia-se nas informações de desenvolvimento de aplicativos multiusuário fornecidas nos capítulos anteriores. A partir dessa base, foi definida uma metodologia para o desenvolvimento de aplicativos cliente/servidor.

Para obter informações sobre como criar ou migrar um protótipo local, consulte o capítulo 20, Migrando bancosde dados do Visual FoxPro. Para obter informações sobre a utilização da tecnologia de passagem SQL, consulte o capítulo 21, Implementando um aplicativo cliente/servidor. ”. Para acelerar a recuperação e o processamento de dados, consulte o capítulo 22, Otimizando o desempenho do aplicativo cliente/servidor.

Este capítulo aborda os seguintes tópicos:

· Objetivos da criação docliente/servidor
· Criando para alto desempenho
· Desenvolvendo aplicativos rapidamente
· Criando com precisão e integridade de dados



Objetivos na criação do cliente/servidor
Quando você cria um aplicativo cliente/servidor, combina várias exigências diferentes. Deseja criar o aplicativo mais rápido e produtivo para os seus usuários. Também deseja garantir a integridade dos dados do aplicativo,aproveitar ao máximo o investimento feito no hardware existente e criar uma capacidade de escala para o futuro. Além disso, como um desenvolvedor do Visual FoxPro, você certamente deseja tornar o processo de desenvolvimento o mais padronizado e eficiente possível.

A melhor maneira de atender a essas exigências é ter esses objetivos em mente ao criar seus aplicativos. Vamos começar indicando astécnicas que fornecem o melhor desempenho do aplicativo cliente/servidor.


Criando para alto desempenho
A criação de um aplicativo cliente/servidor rápido e de alto desempenho com o Visual FoxPro envolve o aproveitamento de sua enorme velocidade de operação. Isso se consegue com novas técnicas, como a utilização da técnica de acesso a dados baseados em conjuntos em vez da navegação localtradicional, criação de consultas parametrizadas para descarregar apenas os dados necessários, localização de tabelas na plataforma adequada e nivelamento entre o Visual FoxPro e procedimentos armazenados remotamente.

Antes de poder aproveitar as novas técnicas, você deve analisar os sistemas que serão utilizados. Ao criar um aplicativo local ou de servidor de arquivos, você determina asconsultas, formulários, menus e relatórios que o aplicativo utilizará ou criará. Ao criar um aplicativo cliente/servidor, você executa todas as análises normais de sistema e uma análise extra relacionada especificamente com aplicativos cliente/servidor. Precisa pensar onde serão localizados os dados utilizados para consultas, formulários, menus e relatórios e como você acessará essas informações. Porexemplo, você pode se fazer perguntas do tipo:

· Que tabelas serão armazenadas no servidor remoto quando o aplicativo estiver implementado?
· Que tabelas poderiam ser melhor armazenadas como tabelas de pesquisa local?
· Que modos de visualização você precisa para acessar dados remotos?
· Que regras de operação são impostas pelo servidor e como o seu aplicativo interage com elas?


Uma...
tracking img