CLASSIFICAÇÃO DOS ACTINOPTERIGII

957 palavras 4 páginas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DE TRÊS LAGOAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS I

AULA PRÁTICA
CLASSIFICAÇÃO DOS ACTINOPTERIGII

INTRODUÇÃO
O período Devoniano é marcado pela proliferação dos peixes, sendo assim, conhecido como a “Era dos Peixes”. Foi neste período que surgiram todas as principais linhagens de peixes, vivas e extintas, entre elas os Osteichthyes, ou peixes ósseos, que continuem a linhagem mais rica em espécies e mais diversificada entre os Vertebrados (POUGH at al. 2008).
Os primeiros fósseis conhecidos de Osteichthyes apareceram no Devoniano Inferior e Médio, quando especializações motoras e alimentares permitiram sua alta diversificação em duas grandes linhagens: os Sarcoptrygii os Actinopterygii. Os peixes ósseos modernos derivados são os teleósteos, tendo origem dentre os Actinopterygii (POUGH at al. 2008).
Os Actinopterygii atuais são os peixes com nadadeiras pares suportadas por raios, esqueleto interno tipicamente calcificado e aberturas branquiais protegidas por um opérculo ósseo. Os actinopterigii são cobertos com escamas dérmicas de origem meso dérmica (ciclóides, ctenóides, às vezes ganóides) geralmente apresentam corpo fusiforme (STORER et al. 1998).
Várias espécies habitam todos os tipos de água continental, salobra, salgada, quente ou fria. Tem sido um armazém de alimento protéico para a humanidade desde a antiguidade e muitas espécies fornecem recreação agradável para pescadores amadores (STORER et al. 1998).
Representam a maior classe dos vertebrados com aproximadamente 27.000 espécies viventes que apresentam uma diversidade de formas fascinante (POUGH at al. 2008).

OBJETIVO Fazer a identificação taxonômica de alguns representantes de Actinopterygii, seguindo os passos dados pela chave dicotômica.

MATERIAIS E MÉTODOS

Foram utilizados quatro exemplares de Actinopterygii selecionados pelo professor. Por intermédio da

Relacionados