014448672305

2252 palavras 10 páginas
CONTABILIDADE I (CONCEITOS BÁSICOS)
UNIDADE XI – Demonstração do Resultado do Exercício
1. Conceito
A Demonstração de Resultado do Exercício é um relatório contábil que evidencia a situação econômica da entidade. Através dessa demonstração, pode-se verificar o Resultado que a entidade obteve (lucro ou prejuízo) no desenvolvimento de suas atividades, durante um determinado período, geralmente igual a 1 (um) ano.
2. Demonstração do Resultado do Exercício segundo a Lei nº 6.404/76
Segundo o artigo 187 da Lei nº 6.404/76, a Demonstração do Resultado do Exercício discriminará a receita bruta das vendas e dos serviços; as deduções, os abatimentos e os impostos incidentes sobre vendas; a receita líquida das vendas e dos serviços; o custo das mercadorias vendidas e dos serviços prestados e o lucro bruto; as despesas operacionais (despesas com vendas, despesas financeiras subtraídas das receitas financeiras, despesas gerais e administrativas e outras Despesas operacionais); outras receitas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional; as Despesas e as Receitas não operacionais; o Resultado do Exercício antes das Provisões para Contribuição Social e para o imposto de renda; as Participações no Resultado do Exercício; o Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício e o seu montante por ação do capital social.
3. Estudo dos componentes da Demonstração do Resultado do Exercício:
Receita Operacional Bruta ou Receita Bruta de Vendas
Neste item deverão figurar os saldos das seguintes contas:
- Vendas de Mercadorias (empresas comerciais);
- Vendas de Produtos (empresas industriais);
- Receitas de Serviços (empresas prestadoras de serviços).
Convém ressaltar que o valor da Receita Operacional Bruta, devidamente contabilizado numa das três contas citadas, corresponde ao valor da venda constante da Nota Fiscal respectiva. Nesse total está incluído o valor do ICMS e do ISS (se houver) e excluído o valor do IPI. O IPI incidente sobre as vendas deve ser contabilizado

Relacionados