Ciência em sala de aula

4252 palavras 18 páginas
O assunto a ser apresentado em sala de aula será: A História da Ciência em sala de aula: a Teoria da evolução e o ensino de Genética no Brasil.
Ciência na sala de aula
O ensino da Ciência se tornou mais importante que o normal devido ao fato de que a ciência no mundo moderno, para muitos, substituiu Deus como fonte de autoridade. Em todas as áreas ouvem-se apelos à autoridade da ciência; na política, onde temos o socialismo científico; na religião, com suas formas de modernismo; na educação, com a teoria progressiva; e assim sucessivamente. Se não ensinamos a ciência de maneira apropriada, simplesmente aumentaremos sua suposta autoridade e obscureceremos seu uso.
É possível relacionar as modificações ocorridas no ensino brasileiro, enquanto ensino de ciências, também pela observação da coincidência na época da ocorrência simultânea tanto dos reflexos dos movimentos que trouxeram as inovações para o ensino quanto da gênese dos programas de pesquisa em ensino de ciências no Brasil, no início dos anos 60. Programas esses que constituíram o grande impulso à vontade em ascensão, de professores e pesquisadores, para elaborar materiais de apoio aos docentes de Ensino Fundamental e Médio originalmente nacionais, no intuito de suprir a enorme deficiência que era então evidente, diante da disponibilidade que se tinha apenas de materiais inteiramente traduzidos e implantados no Brasil, de origem americana e inglesa, os quais não correspondiam às características da cultura nacional no momento. O desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao ensino de ciências, de um modo geral à Educação em Ciências, é uma atividade que surgiu há aproximadamente 60 anos na esfera mundial. Suas ações foram bastante intensificadas durante a porção final do século XX. Entretanto, no âmbito nacional, as investigações na mesma temática, enquanto movimentos de pesquisa expandiram-se no período inicial da década de 1970.
Um relatório do National Research Council deixa claro que, para ensinar

Relacionados