Civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Indíce:

1- Introdução
2- Enquadramento
3- Definições
4- Digitilização da informação e cálculo da precipitação média
5- Parâmetros fisiométricos
6- Calculo dos caudais de cheia
7- Método das duplas acumulações
8- Apresentação gráfica dos resultados
9- Análise crítica
10- Bibliografia

RELATÓRIO DE HIDROLOGIA
1 – Introdução

Este trabalho foiexecutado no âmbito da disciplina de hidrologia do curso de Engenharia Civil e Ambiente, baseado no estudo da bacia hidrográfica do rio de Estorãos, afluente do rio Lima. Este sistema fluvial nasce a 325 m de altitude e drena numa área de 5450 há. A Freguesia de Estorãos é uma das mais belas, não só do concelho de Ponte de Lima, mas, também, de toda a região minhota, isso face às magníficas paisagensque se desfruta das suas terras e dos seus encantadores cursos de água, onde o rio Estorãos assume, neste particular, o principal papel. Rio que propicia, também, uma excelente praia fluvial. Efectivamente, porque esta linda freguesia se estende desde as faldas da Serra de Arga até aos seus pontos mais elevados, que desfruta deste privilégio da natureza. Este curso de água tem um caudal perene ondea existência de um lençol subterrâneo mantém um caudal contínuo e o nível de água nunca desce abaixo do respectivo leito. A bacia do rio é uma bacia de pequena dimensão, com área inferior a 130 Km2 devido às condições físicas do solo e a sua ocupação, do clima e também do coberto vegetal ser pouco denso.

Figura-1, Rio Estorãos
2 - Enquadramento:

Neste trabalho foi-nos pedido um estudopormenorizado do rio Estorãos desde a sua nascente até foz. Para tal, primeiramente digitalizamos a informação fornecida e traçamos a linha de água principal e secundádias, curvas de nivel de 50 em 50 metros e a delimitação da bacia hidrográfica. Posteriormente iniciamos a pesquisa dos postos udométricos próximos ou no interior da bacia (consultando o site do SNIRH). Os postos udumétricosconsiderados foram: Montaria, Arga de Baixo e Moreira do Lima e desta forma descarregamos toda a informação relativa á precipitação anual e mensal disponível nos postos do ano 1980 a 2000. De seguida, determinamos os vários parâmetros fisiográficos (possíveis) da bacia:
- Comprimento da linha de água principal;
- Comprimento das linhas de água secundárias;
- Área da bacia;
- Perímetro da bacia;
-Coeficiente de compacidade;
- Factor e forma;
- Densidade de drenagem;
- Perfil longitudinal;
- Outros Possíveis.
Também nos foi pedida uma análise crítica acerca dos valores dos caudais na secção mais a jusante da bacia (foz).
Este trabalho tem por objectivo principal a pesquisa de informação da precipitação anual e mensal adquirida na pesquisa dos postos udométricos próximos ou no interior dabacia, assim como a determinação dos vários parâmetros fisiográficos e a determinação dos caudais de cheia. Desta forma, e no âmbito do curso de Engenharia Civil e do Ambiente, estes conhecimentos são de crucial importância, dado que qualquer projecto nessa área deverá ter em conta todos os parâmetros e informações estudadas ao longo deste trabalho. O desenvolvimento deste trabalho também nospermitiu efectuar um aperfeiçoamento de certas práticas, como por exemplo:
- Leitura de cartas militares;
- Pesquisa de informação dos postos udométricos nos locais apropriados (site do SNIRH e INAG);
- Execução de diversas operações em software Autocad;
- Desenvolvimento do espírito crítico relativamente a resultados obtidos.
3 - Definições
Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de umcurso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e seus afluentes. A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas...
tracking img