Civil IV

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Semana 10
CASO 1

Determinado Procurador Geral da República, um Juiz Estadual, um Governador de Estado, e um policial civil, em união de desígnios, são acusados pela prática do crime dePeculato. Diante do exposto responda, indicando os dispositivos legais.
a- Há causa modificadora de competência? Sim, na hipótese ocorrerá continência por cumulação subjetiva, art 77 I CPP.
b- Qualo Juízo competente para processar e julgar os envolvidos? STF.
Procurador= STF art 102 I b CF
Juiz Estadual = TJ art 96 III
Governador = STJ art 105, I b
Policial Civil = Justiça Comum
c-Se o crime fosse doloso contra vida, como ficaria a competência para o julgamento? Mencione as possíveis controvérsias.
O juízo competente será o STF em razão da unidade de processo e julgamento,pois este é o órgão de maior graduação.
Todos, exceto o policial civil, continuariam respondendo ao STF art 78 III CPP, e este ao tribunal do júri.


Exercício Suplementar
1- Márcio foidenunciado pelo crime de bigamia. O advogado de defesa peticionou ao juízo criminal requerendo a suspensão da ação penal, por entender que o primeiro casamento de Márcio padecia de nulidade, fatoque gerou ação civil anulatória, em trâmite perante o juízo cível da mesma comarca. Nessa situação hipotética:
a) a ação penal deverá ser suspensa até que a nulidade do primeiro casamento deMárcio seja resolvida definitivamente no juízo cível. Letra A
b) deverá o juízo criminal, de ofício, extinguir a punibilidade de Márcio, uma vez que o delito de bigamia foi revogado.
c)considerando-se a independência das instâncias, o processo criminal deverá ter seguimento independentemente do desfecho da ação anulatória civil.
d) apesar de as instâncias cível e criminal seremindependentes, o juízo criminal poderá, por cautela, determinar a suspensão da ação penal até que se resolva, no juízo cível, a controvérsia relativa à nulidade do
primeiro casamento de Márcio....