Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPERMATOZOIDE
Origem: espermatogênese nos túbulos seminíferos (espermatogônia – espermatócito I – espermatócito II – espermátide – espermatozoide).
Morfologia: cabeça, peça intermediária e cauda.Fisiologia: fecundação do óvulo para gerar um embrião.
Patologias relacionadas: oligoespermia (baixa quantidade de espermatozoides), astenospermia (baixa mobilidade dos espermatozoides),teratospermia (morfologia anormal dos espermatozoides, necrozoospermia (imobilidade total por morte dos espermatozoides), azoospermia: ausência de espermatozoides.

CÉLULAS DE SERTOLI
Origem: célulasomática pioneira a ter diferenciação na gônada primitiva (sexta semana de gestação).
Morfologia: são piramidais com numerosos recessos laterais; contém muito retículo endoplasmático liso, complexogolgiense bem desenvolvido e muitas mitocôndrias e lisossomos.
Fisiologia: formam uma barreira de proteção dos espermatozoides, fagocitam o excesso de citoplasma, fazem a secreção de um fluido quetransporta os espermatozoides, têm papel muito importante na espermatogênese, controlam a síntese de FSH.
Patologias relacionadas: tumores nos testículos.

CÉLULAS DE LEYDIG
Origem: desenvolvem-se domesênquima dos cordões testiculares (oitava semana de gestação)
Morfologia: são poligonais, com núcleos grandes e excêntricos; o citoplasma é granular e denso, mas vacuolizado na periferia; têm muitoretículo endoplasmático liso.
Fisiologia: sintetizam uma classe de hormônios denominados androgênios em resposta ao LH e são estimuladas pelo FSH.
Patologias relacionadas: hipoplasia (forma depseudo-hermafroditismo masculino autossômica recessiva); os tumores malignos tem como sintomas ginecomastia (aumento das mamas).

OVÓCITO
Origem: desenvolvem-se a partir das ovogônias.
Morfologia:circundado por uma única camada de células foliculares de forma cúbica ou uma mistura de pavimentosas com cúbica.
Fisiologia: ser fecundado pelo espermatozoide para gerar um embrião.
Patologias...
tracking img