Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOLOGIA
A geologia é a ciência que estuda as formações geológicas ( placas tectônicas, montanhas, etc) e os tipos de rochas e minerais.
Os eventos geológicos podem ocorrer de forma lenta, como a deposição de sedimentos ao longo dos anos. Esses processos geralmente envolvem milhares ou até bilhões de anos. Ou podem ser rápidos como é o caso da queda de algum meteoro que podem ter ocorrido há 50anos atrás.
No campo da geologia, algumas investigações são macroscópicas, como por exemplo, o estudo dos movimentos das placas tectônicas e a formação de montanhas, e outras microscópicas como o estudo da composição dos minerais.
A Terra é visa como um sistema integrado e dinâmico.Ocorre transferência de energia e massa de forma integrada, incluindo o sistema climático, sistema das placastectônico e o sistema geodinâmico.
O planeta Terra pode ser compreendido da seguinte forma: o calor (energia) proveniente do sol influencia na atmosfera, na hidrosfera e na biosfera. E o calor (energia) do interior da Terra influencia na litosfera, astenosfera e no manto profundo (núcleo).O padrão de desenvolvimento geológico são sempre mais lentos que os efeitos dos humanos sobre o ambiente. Então,uma jazida de minério, por exemplo, pode ter levado milhares de anos para ter sido constituída, enquanto que ao explorá-la, em apenas alguns anos o homem a
desfaz.
Placas tectônicas
A porção externa da Terra, a crosta terrestre, é formada por mais de 20 placas tectônicas em constante movimento. Esses movimentos são responsáveis pela formação de terremotos e varias montanhas.
As placas sãogrupos de rochas que se movimentam na mesma direção. Podem ser o movimento de placas continental ou oceânicas ou ambas.
Os movimentos podem ocorrer de três formas (tipos). Transforrmantes, onde o movimento das placas é horizontal, porém em sentidos diferentes, ou seja, uma placa se movimenta para um sentido e outra faz o movimento oposto. Sem que ocorra o afastamento, apenas sefriccionam. O movimento divergente ocorre quando as placas deslocam-se em sentidos opostos, abrindo um espaço por onde sai magma. Esse, ao sair, resfria, criando uma nova litosfera. Por fim, no movimento de convergência as placas se chocam, onde uma entra para baixo da outra. Aquela que desloca-se para baixo, entra em contato com o manto e acaba se liquefazendo e se reciclando.O movimento das placas ocorre em função do movimento de convecção do manto. A fricção na base da litosfera transfere energia na atmosfera para a litosfera.
O conceito de movimento horizontal em ampla escala de outras porções de terra é responsável pela maioria das características topográficas das montanhas e da base dos oceanos.

ROCHAS E MINERAIS

As rochas sãoagregados sólidos de minerais que ocorrem de forma natural. São classificadas, de forma geral, em três tipos, Ígnea ou magmática, metamórfica e sedimentar.
A rocha ígnea é fundida na parte profunda do manto e sob o manto. Ocorre a partir da cristalização (solidificação) do magma.
Já, a rochas metumórficas são recristalização, no estado sólido, de rochas sólidas. Ocorre sob altas temperaturas epressão
atmosférica.
Por fim, a rocha sedimentar se forma a partir do intemperismo e erosão de rochas expostas na superfície. Após, o sedimento se deposita, é soterrado e sofre litificação. São formadas também pela precipitação química de
soluções.

Rochas ígneas ou metamórficas

As rochas ígneas ainda são dividas em intrusivas e extrusivas. As intrusivas as aquelas formadas pela cristalizaçãolenta do magma no interior da crosta terrestre. Já as extrusivas se formam pela cristalização rápida do magma na superfície terrestre ou pelo resfriamento do material piroclástico.

Rochas sedimentares

São originarias da consolidação de sedimentos de outras rochas acumuladas ao longo de anos. É uma rocha formada pela precipitação de soluções ou por processos químicos orgânicos ou...
tracking img