Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGDO
1) Diferencie as Células procarióticas das eucarióticas, além dos vírus.
As células eucarióticas são mais complexas do que as procarióticas, pois as eucarióticas possuemmembrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas.
As células procarióticas são muito diferentes das eucarióticas, pois uma da sua principal característica é a ausência de algumas organelas epelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA de um anel não associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõem em filamentos espiralados e associados a histonas). Essas células procarióticas são desprovidas de mitocôndrias , complexos degolgi, retículo endoplasmático e sobre tudo cariomembrana o que faz o DNA ficar disperso no citoplasma.
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, apresenta incapacidade de se multiplicar epossuem material genético DNA ou RNA nunca os dois.
2) Relacione a síntese proteica com as organelas de endomembranas. (Retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de golgi).
O retículoendoplasmático está intimamente relacionado com o complexo de golgi.
No núcleo temos o DNA que passa a informação para o RNA que decodifica essa informação e vai para o retículo endoplasmático rugoso onde tempresença de ribossomos que produz a proteína, passa pelo retículo endoplasmático liso para o complexo de golgi, onde será armazenada ou endereçada ou ainda produzir lisossomos, vesículas secretoras etc.3) Diferencie as técnicas de estudo de citologia: Citoquímica e histoquímica. Dê exemplos.
Citoquímica: Estudo da composição química celular e dos processos biológicos a nível molecular que sedesenrolam no das células. A citoquimica dedica-se ainda a identificação e localização dos compostos químicos e macromoléculas nas células, esse estudo só é possível usando reagentes corantes que...
tracking img