Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cavidade Oral e língua
O revestimento epitelial da cavidade oral sujeita o intenso desgaste, é um epitélio estratificado pavimentoso. Na face ventral da língua, no assoalho da boca e nas superfícies mucosas das bochechas e dos lábios, o revestimento epitelial permanece não-queratinizado e relativamente flexível. Em contraste, o epitélio estratificado pavimentoso que cobre as gengivas,o palato duro (teto da cavidade oral) e a maior parte da face dorsal da língua é queratinizada . Estas superfícies precisam de proteção extra contra a abrasão durante a alimentação. No local onde o epitélio queratinizado se limita com o epitélio não-queratinizado (e, até certo ponto, localmente nas gengivas e no palato duro), o epitélio pode ser paraqueratinizado (isto é, incompletamentequeratinizado, no sentido de que o estrato córneo permanece pouco característico), com as células da superfície permanecendo nucleadas mesmas que elas estejam perto de formar queratina. Profundamente à lâmina própria oral, fibroelástica, encontra-se numerosas glândulas salivares menores, pequenas, que são predominantemente secretoras de muco.ESÔFAGO


É revestido por um epitélio estratificado pavimentoso estratificado não – queratinizado. Na submucosa existem grupos de pequenas glândulas secretoras de muco:
• Glândulas esofágicas (Grupos de pequenas glândulas secretoras de muco) sua secreção facilita o transporte de alimentos e protege a mucosa.
• Lamina própria, tanto na extremidade superior,como na extremidade inferior do esôfago, estão presentes as glândulas esofágicas da cárdia, também secretam muco.
Na porção distral do esôfago a camada muscular consiste em células musculares lisas; na porção média, musculatura lisa e estriada esquelética; na porção proximal, apenas fibras musculares estriadas esqueléticas. Apenas a parte do esôfago que está na cavidade peritoneal érecoberta por uma membrana serosa. O restante é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo, a adventícia, que se mistura com o tecido conjuntivo circundante.




















1 - Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado da  mucosa.

2 - Lâmina própria: tecido conjuntivo, localizado abaixo do epitélio na mucosa.

3 - Muscular da mucosa

4- Sub-mucosa : tecidoconjuntivo

5 - Camada de músculo circular

6 - Camada de músculo Longitudinal

7 - Adventícia


















































ESTÔMAGO


É um órgão que exerce funções exócrinas e endocrinas, digerindo o alimento e secretando hormônios. Sua funções são continuar a digestão de carboidratos iniciada na boca,adicionar um fluido ácido ao alimento ingerido, transformando – o em um massa viscosa (quimo) por meio da atividade muscular e promover a digestão inicial de proteínas por meio da enzima pepsina. Produz uma lípase gástrica que digere triglicerídeos com o auxilio da lípase lingual.
No estômago são identificadas quatro regiões: cárdia, fundo, corpo e piloto. As regiões do fundo e corpopossuem estrutura microscópica idêntica e, portanto as outras três são consideradas. As camadas mucosa e submucosa do estômago não distendido repousam sobre dobras direcionadas longitudinalmente. Quando o estômago está distendido devido à presença de alimento, estas dobras se achatam.


MUCOSA


É revestida por um epitélio que sofre invaginações em direção à lamina própria,formando as fossetas gástricas. Nessas fossetas desemboca a secreção de glândulas tubulares ramificadas características de cada região do estômago. A lâmina própria é composta por tecido conjuntivo frouxo contendo células musculares lisas e células linfóides. Separando a mucosa da submucosa adjacente existe uma camada de músculo liso, a muscular da mucosa.
O epitélio que recobre a superfície do...
tracking img