Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE CITOLOGIA

Divisão celular - É o processo que ocorre nos seres vivos através do qual uma célula ,chamada “célula mãe”, se dividi em duas (mitose) ou quatro (meiose) células filhascom troca de informação genética relativa à espécie.
Diferenciação celular – È o processo pelo qual as células vivas se especializam para realizar determinada função podem atuar isoladamente. Comoos gametas e as células sexuais dos organismos mais pequenos como as bactérias ,ou podem agrupar-se em tecidos diferenciados ;ósseos e músculos .Apesar de diferenciadas as células matem o mesmocódigo genético da primeira célula .A diferença esta na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada.
a)As células somáticas são dotadas de duascaracterísticas;
Diferenciação e Potencialidade
a) diferenciação - é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função.
b) Potencialidade é a capacidade dacélula originar novas células ,para todas as células quanto maior for a potencialidade menor a diferenciação.
Totipotentes - O desenvolvimento humano começa quando o espermatozóide fertiliza o óvulo ecria uma única célula totipotente. Nas primeiras horas após a fertilização, esta célula se divide em células totipotentes idênticas. Aproximadamente quatro dias após a fertilização e após vários ciclosde divisão celular, estas células totipotentes começam a se especializa. Ex: células embrionárias (blastômeros)
Pluripotência - em seu sentido mais amplo se refere a "ter mais do que umresultado em potencial". Em sistema biológico, isso pode se referir tanto para células como para tecidos ou órgãos. Ex: Citocinas.
Fatores de natureza física(RX, radioatividade,temperatura,) química-(drogas,poluentes,medicamentos durante a gravidez) biológicas – (vírus ,como rubéola)
Formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra, mas sem continuidade entre as duas. Isto implica que...
tracking img