- Cite as três abordagens teóricas mais importantes da Psicologia, e as suas principais características.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (I)
1- No tema 1 estudamos a Psicologia, sua origem, a evolução da sua definição e as diferentes abordagens. A partir desses assuntos, fale sobre o atual conceito da Psicologia e em que se baseia o seu objeto de estudo.
A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais, sentimentos, pensamentos, razão, inconsciente e o comportamento humano, ela é a atividadehumana de busca pelo conhecimento sobre a realidade do ser humano, ordenada e orientada pelo o uso da razão, tendo o homem como o seu objeto de estudo.
2- Cite as três abordagens teóricas mais importantes da Psicologia, e as suas principais características.
BEHAVIORSMO – Definiu o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção do comportamento (Behavior) teoria comportamental, analiseexperimental do comportamento, atualmente entende-se comportamento como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente.
A GESTALT – Surgiu para negar e combater a fragmentação das ações e processos humanos, nos estudos realizados pelas tendências da psicologia do século XIX, teve como postulado principal a necessidade de compreender o homem como uma totalidade, tem na noção de percepçãocomo um ponto de partida, defende a ideia de que o comportamento   humano deve ser estudado nos seus aspectos mais globais levando em consideração as condições que alteram as concepções do sujeito.
A PSICANÁLISE – Trouxe para a psicologia uma grande contribuição, que consiste em ter recuperado a importância da afetividade, teve como grande inovação a elaboração do conceito do inconsciente tomando-ocomo seu objeto de estudo, e a descoberta da sexualidade infantil rompendo assim com a tradição da psicologia que era definida como a ciência da consciência e da razão.
3-  De que forma a psicologia da educação vem contribuindo com a prática pedagógica e com o processo de ensino-aprendizagem?
Fazendo com que o mediador da aprendizagem entenda o aprendiz, e o auxilie a entender e a resolver oscomplexos da educação e a desbravar um mundo exterior, pois a psicologia é a ponte que liga o aluno, professor e a família.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (II)
1-    Elabore um texto comparando as Teorias de Piaget e Vygotsky, citando e definindo os seus principais conceitos.
  Podem-se notar muitas diferenças existentes entre a teoria de Piaget e os de Vygotsky entre estas diferenças podem destacarque a teoria de Piaget é construtivista, com ênfase no papel estruturante do sujeito, e também que Piaget reformou em bases funcionais as questões sobre pensamentos e linguagem. Por ser ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, Piaget interessava uma visão transformadora da epistemologia.
 Apesar de a teoria de Vygotsky também apresentar um aspecto construtivista, seria na medida em quebusca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de internalização.
  Outro fator desenvolvido na teoria de Piaget é a maturação, onde se acreditava que o desenvolvimento estivesse predeterminado e, o seu afloramento, vinculado apenas a uma questão de tempo.
  Por sua vez Vygotsky criticou severamente este fator, pois acreditava que o desenvolvimentotinha sua origem nas capacidades humanas. Por sua vez Vygotsky criticou severamente este fator, pois acreditava que o desenvolvimento tinha sua origem nas capacidades humanas. Outra divergência que notamos claramente é a respeito da fala egocêntrica.    Enquanto que para Piaget é uma transição entre estados mentais individuais não verbais, de um lado, e o discurso socializado e o pensamento lógicode outro. Para Vygotsky está claramente associada ao pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos socializados para os processos internos.
  Desta forma, podemos dizer que para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro, já para Piaget, o desenvolvimento se da de dentro para fora.
2- Construa um quadro que sintetize as perspectivas teóricas...
tracking img