Cisnei negro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA - FISMA
DISCIPLINA: Leitura e produção de textos
PROFESSORA: Tania Dutra 3/3/13
EXERCÍCIOS; PARÁGRAFO

1- ( FGV-SP) Reorganize as ideias do texto abaixo, em apenas um parágrafo. Deixe claras as relações entre elas servindo-se de conectivos que reduzam o trecho a poucos períodos.

“ O Brasil reencontrou algumaestabilidade. Vale a pergunta:
Este país é viável? O real trouxe uma inflação baixa e (quase) civilizada. Errado. A Bolívia e o Paraguai têm inflação baixíssima...São paradigmas de desenvolvimento e fartura?
O Brasil possui território, mercado e capacidade empresarial que o distinguem do resto do mundo. Verdade. Essas mesmas qualidades não melhoraram a sorte da Índia. Ela continua um país em“desenvolvimento”.

(Adaptado da resenha por Gustavo Camargo sobre o livro de Lídia Goldenstein – Exame, 1/295, p.95).

_______________________________________________________________________________________________________________________

2-(FGV-SP) Crie um tópico frasal pertinente que possa sintetizar as ideias exploradas no parágrafo abaixo.

“ Um certo clima de desconfiança, insatisfação epavor não se nota só entre cientistas e sábios; ele já está se alastrando entre o povo e sensibiliza principalmente os jovens, sobretudo os estudantes. O fato de que as manifestações mais clamorosas de seu protesto pertençam ao passado não significa que ele tenha perdido em intensidade e universalidade. Muito pelo contrário: o terror dos anos 70 é filho dos protestos dos anos 60”.
(Pedro DalleNogare)
____________________________________________________________________________________________________________________________

3- (Unicamp- SP) Os computadores facilitam a reelaboração de textos, pois permitem, entre outras coisas, incluir e apagar trechos. A introdução dessa tecnologia na composição jornais começou a produzir um tipo especial de erro, devido provavelmente ao fato de que oautor se esquece de eliminar partes de versões anteriores, após introduzir modificações.

No trecho abaixo, por exemplo, há duas expressões de sentido equivalente, uma das quais deveria ser eliminada.

“ Isso porque não é necessário que nesse estágio o Planalto não precisa ainda apresentar sua defesa”. ( Folha de São Paulo, 5/9/92)
A -Identifique as expressões de sentido equivalente quenão podem, nesse trecho, ser usadas simultaneamente.
B- Reescreva o texto de duas maneiras, utilizando, a cada vez, apenas uma das expressões que você identificou.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-(Unicamp-SP) Substitua a palavra destacada no trechotranscrito abaixo por outra que garanta o mesmo sentido ao texto
( você poderá ainda fazer outras modificações, se as julgar indispensáveis).
“Se não chegam a configurar um processo de radicalização verbal e de alarmismo deliberado, ainda assim são preocupantes e lamentáveis as declarações do ministro da Indústria e Comércio, Roberto Carlos Alves, de que partidos como o PT e os PCs nãodeveriam ter existência legal, por não possuírem, na opinião do ministro, compromisso com a democracia”
-------------------------------------------------
( Folha de S. Paulo , 8/12/88)
-------------------------------------------------

5- ( Fuvest- SP)
“ Uma forte massa de ar polar veio junto com a frente fria e causou acentuada queda da temperatura. As lavouras de trigo da Região Sul foramdanificadas. Isso, associado ao longo período com registro de pouca chuva, deve reduzir o potencial produtivo da agricultura”

( Adaptado de O Estado de S. Paulo, 4/08/93, “Suplemento Agrícola”.)

Reescreva o texto acima, reunindo em um só, composto por subordinação, os três períodos que o compõem, mantendo as relações lógicas existentes entre...
tracking img