Cisalhamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnica das Construções – 2.5. Elaboração do orçamento da obra

Edmundo Rodrigues

23

O orçamento corresponde a parte do projeto construtivo que procura estabelecer o custo provável da obra. Qualquer que seja o vulto da obra seja ela de pequena ou grande dimensão, é indispensável à realização da avaliação dos custos de construção para que possa se realizar o planejamento adequado daconstrução. Para a confecção do cronograma físico-financeiro é indispensável o cálculo do orçamento da obra, de modo a se estabelecer o fluxo financeiro, de acordo com os prazos requeridos para execução das etapas da obra, e com os aportes de recursos disponíveis. O conhecimento do orçamento da obra permite que o proprietário contratante do serviço tenha dados suficientes para discutir com o empreiteiro(construtor) os preços dos serviços, bem como, estabelecer etapas construtivas de acordo com sua disponibilidade de capital ou planejar ocasiões adequadas para solicitar financiamento a instituições financeiras. 2.5.1. Tipos de orçamento de obra Conforme o nível de detalhamento de um orçamento ele pode ser classificado em sumário, detalhado ou por composição de custos unitários. Orçamento sumárioÉ uma forma de orçamento aproximada, utilizada quando se está realizando o planejamento preliminar do empreendimento, consistindo em se obter o custo da obra por meio da área total de construção. O custo unitário por m2 é determinado verificando-se o custo de construção de várias obras de igual categoria, construídas numa mesma época, num mesmo local e com o mesmo acabamento. Diversasinstituições governamentais, econômicas e de classe publicam índices com o custo da construção civil. Publicações especializadas em orçamento normalmente reproduzem esses dados. Nas tabelas seguintes estão reproduzidos custos aproximados para diversos tipos de obras, extraídos de uma publicação, especializada em orçamentos, intitulada “Boletim de Custos”. Orçamento detalhado O orçamento detalhado é aquele emque é realizado o levantamento de todas as quantidades de materiais, apropriação da mão de obra (homens / hora) para realização do serviço, ferramentas, equipamentos, encargos e taxas que incidem sobre o serviço a ser realizado. É sem sombra de dúvida a forma mais exata de realizar o orçamento, no entanto trata-se de uma extremamente trabalhosa de realizar o orçamento. Justifica-se em casos deprodução em massa ou em disputas em mercados extremamente competitivos. Por exemplo, um empresário que possua um fábrica de lajes pré-moldadas deve apropriar o mais exatamente possível seu custo, de modo a estabelecer margens de lucro adequadas, possuindo preços que o coloquem em vantagem com seus competidores. Na construção civil a forma mais comum de se realizar um orçamento é utilizandose acomposição por preços unitários, sendo esta forma de realizar orçamentos a que será mais detalhadamente expostas neste trabalho.

Técnica das Construções –

Edmundo Rodrigues

24

Tabela 2: Custo unitário de construção por m2 (Adaptado de Boletim de Custos – agosto/99). Residencial
4 pavimentos
Estrutura convencional, acabamento normal, padrão NBR-12721 da ABNT, com estacionamento, sem pilotis,um elevador, dois quartos, área aproximada de 90 m2, incluindo área comum.

Comercial
12 pavimentos
Estrutura convencional, conjunto de salas com 65 m2, inclusive área comum, garagem em subsolo, com quatro elevadores, lojas no térreo, acabamento normal, padrão NBR12721 da ABNT, sem instalação de ar condicionado. Rio - R$600,00 São Paulo - R$600,00

12 pavimentos
Estrutura convencional,acabamento normal, padrão NBR-12721 da ABNT, com estacionamento, sobre pilotis, três elevadores, três quartos, área aproximada de 125 m2, incluindo área comum.

22 pavimentos
Estrutura convencional, conjunto de salas com 500 m2, inclusive área comum, garagem em subsolo e andares superiores, com Quatro elevadores e escadas rolantes, lojas no térreo, três pavimentos de sobre-lojas, acabamento...
tracking img