Cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3

.ROTEIRO

E PLANEJAMENTO

Meu roteiro consumiu quatro dos oitos meses que levei para fazer o filme... (e) incluia todas as cenas... Descobri os atores meses antes, e procurei explicar-lhes da melhor forma possível o que era necessário para aparecer em um filme... Fazer um filme exige um esforço totalmente organizado e a única pessoa que sabe como todas as pequenas peças do trabalho seajustam, é o próprio realizador do filme. — de The “Professional” Amateur Film por Kerry Levitt

Primeiro passo: encontrar uma idéia para um filme. Segundo passo: desenvolvê-la em um roteiro — talvez vários — como guia para filmagem e montagem do filme e preparação de trilha sonora. O valor de escrever um roteiro é idêntico ao valor de elaborar uma lista de materiais e uma planta para construiruma casa. O construtor usa a lista de materiais para empilhar madeira e tijolos — apenas o suficiente, não demais. Em seguida, consulta a planta para ver exatamente como a madeira e tijolos devem ser cortados e arrumados para produzir os corredores, armários e quartos da casa acabada. Da mesma maneira, o cineasta trabalha com base em um roteiro, para empilhar (filmar) uma metragem de filmeaproveitável, apenas o suficiente, não demais. Em seguida, consulta seu roteiro para ver como a metragem deve ser cortada e arrumada (montada) para produzir o filme acabado. Um único roteiro pode servir como guia, tanto para a filmagem como para a montagem; ou o cineasta pode preferir escrever dois roteiros, um para ser usado diretamente na filmagem, análogo à lista de materiais do construtor e chamadoroteiro de filmagem, e um segundo a ser usado para montagem, semelhante à planta e chamado roteiro básico. Qualquer construtor que erguesse uma casa sem planta, certamente produziria um desastre arquitetônico. Cineastas principiantes fazem encantadores filmezinhos sem outra orientação que a do instinto e paixão; com muita freqüência, porém, o filme sem roteiro, como uma casa sem planta, simplesmentenão se mantém. É muito menos do que poderia ser, e em geral custa muito mais do que deveria custar.

ABORDAGENS DO ROTEIRO

O tratamento A mais simples espécie de roteiro cinematográfico — talvez nem chegue a ser roteiro — é chamada tratamento, que consiste em pouco mais do que um resumo breve e genérico do filme a ser realizado. O propósito principal do tratamento é transformar uma idéia oupremissa básica de filme em um resumo tosco de seqüências, argumento, caracterização etc. O tratamento pode também mencionar como a trilha sonora contribuirá para o filme, e que clima ou tema geral o filme apresentará. Aqui está uma amostra de tratamento para um filme bastante leve, mas instrutivo: Tratamento: “Uma Perseguição com um Propósito” Um carro pára ao lado da calçada e dois homens descem.Um dos homens, sem perceber, deixa a porta entreaberta. Os dois atravessam a calçada e encaminham-se para um parque. Então, um terceiro homem, um tipo suspeito, sai de trás de uma árvore, aparentemente vê que a porta do carro não esta trancada, corre até o carro, abre a porta, furta uma pasta e foge rapidamente. Um transeunte na calçada vê tudo isso e grita para os dois homens que estão agora seaproximando do parque. Todos os três perseguem o ladrão: dão a volta a uma esquina, passam por um pátio de estacionamento, atravessam um gramado e chegam a um local de construção. Finalmente, no terreno em construção, alcançam o ladrão. Dois homens seguram o ladrão, enquanto o terceiro abre a pasta. Este último tira da pasta um rolo de papel e sorri para o ladrão. O ladrão mostra-se perplexoenquanto o homem desenrola o papel para que todos vejam: UMA PERSEGUIÇÃO COM UM PROPÓSITO: MOSTRAR COMO PODE SER FILMADA E MONTADA UMA PEQUENA HISTÓRIA, BASEADA EM UMA PERSEGUIÇÃO. O som para este filme será música alegre de “ragtime” ao piano, não sincronizada. O clima total deve ser cômico, conseguido por meio de movimento exagerado de braços e pernas, etc.

Do tratamento ao roteiro básico Por...
tracking img