cinema

Páginas: 3 (528 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
Aspectos culturais do filme ‘A menina que roubava livros’


1. Fazendo um paralelo com a disciplina que estudamos, Cultura e Cinema, podemos dizer que a menina Liesel Meminger no filme 'A meninaque roubava livros' é a protagonista da própria Cultura. Nela encontramos curiosamente a cultura em pleno desenvolvimento e nas mais diversas facetas, e, todavia, é claro já nas primeiras cenasperceber o foco principal da trama que passa pelos relacionamentos humanos, reforçando o tema principal de uma menina que muda a vida das pessoas com o hábito da leitura, seus relacionamentos e vice-versa.2. O filme com o seu caráter histórico narra o drama da Segunda Guerra Mundial não só dos rejeitados por Hitler na Alemanha nazista de 1939, mas também dos mais pobres e dos jovens que eramobrigados a cumprir obrigações militares e a fazer diversos sacrifícios... Como não sofrer com crianças em meio a uma guerra, descobrindo a fome e a perda de seus entes queridos? O grande mérito do filmefoi erigir o verdadeiro caráter humano por trás das bombas que caiam do céu sobre cidades repletas de inocentes.


3. ‘A menina que roubava livros’ é, portanto, poderíamos dizer, um filme comvários elementos culturais, ou seja, uma história que narra a capacidade de sobrevivência e resistência do espírito humano. Baseado na perspectiva infantil o filme aborda o tema complicado da Guerra, ondeLiesel sofre as ações diretas ou indiretas de um momento histórico sem precedentes. A leitura aqui, como meio de aprendizagem e de comunicação, abre espaços de meditação e de exame critico; é ummomento decisivo de reflexão e de relação com ela mesma e não somente com o livro, mas com o mundo interior através da leitura de mundo que o livro lhe proporciona.


4. Uma das cenas marcantes do filmerelata o instante em que é ateado fogo a uma enorme pilha de livros considerados proibidos pelo nazismo – a chamada sujeira intelectual - o qual mostra claramente a frieza e tamanha agressão às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinema
  • Cinema
  • Cinema
  • cinema
  • CINEMA
  • Cinema
  • Cinema
  • Cinema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!