cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O SURGIMENTO DO CINEMA
Até o inicio do século XVIII, as unicas formas para conservar a imagem de uma paisagem ou pessoa era guardando-a na memoria ou sendo retratada em tela por um pintor. Mas isso mudou em 1826, quando o iventor na França, Nicephóre Niepce conseguiu registrar uma paisagem sem pintá-lá, isso levou um tempo até alcançar o efeito, mas só foi possivel com o auxilio de uma cameraescura em uma placa de vidro.

COMO COMEÇARAM OS FILMES?
Em 1879, o filme fotográfico foi inventado por Ferrier e aperfeiçoado pelo americano George Eastman. Um tempo depois os irmãos Lumiére criaram o cinematógrafo, que era uma camera de filmar e projetar imagens em movimentos.
Os irmãos Lumiére começaram então a produzir seus filmes, e foi feita a primeira apresentação em 1895, na França nosalão Grand Café e o primeiro filme exibido foi "D'un Train á La Ciot". Para o público foi algo surpreendente e inovador, pois a fotografia ainda era algo novo. E então pelo fato dos filmes não terem sons que surgiu a expressão "cinema mudo", onde os atores falavam e em seguida aparecia a legenda na tela.

AS MUDANÇAS DO CINEMA
1º Mudança: O cinema tem uma projeção direcionada a pessoas,onde as imagens são animadas em progessão atos, desta maneira houve algumas realizações como os chamados jogos ópticos.
2º Mudança: O inicio das projeções como era a do cinema mudo, quando os expectadores precisavam de mais atenção nos detalhes, a musica era exibida ao vivo simultaneamente ao desenvolvimento do filme.
3º Mudança: Após o cinema mudo, surgiu o aparecimento dos efeitos especiais, ofrancês Georges Méliés que também era ilusionista foi o primeiro a mexer em questão não muito comuns da época, como abordar temas de vida fora do planeta terra. E nesta mesma época aconteceu a exibição com edição de imagem.
4º Mudança: Houve uma grande evolução tecnologica que passou do cinema mudo para o falado.
No cinema mudo vale lembrar que foi de grande sucesso o filme de Charles Chaplin eno cinema falado The Jazz Slinger que Warner Brothers produziu um musical com poucos dialogos, e que mais tarde viria a primeira apresentação em longa escala de um filme com som e imagem sincronizados.

A CHEGADA DO CINEMA NO BRASIL
A exibição cinematográfica no Brasil foi em 1896, onde foi criado em um lugar adaptado no Rio de Janeiro, e o primeiro cinema inaugurado em 1909 como "CineSoberano", também no Rio de Janeiro.
Aconteceram as primeiras filmagens no Brasil pelos irmãos Segreto que eram proprietários do lugar adaptado para a exibição cinematográfica. E eles filmaram em 5 de julho a visita do presidente da República Prudente de Morais ao cruzador Benjamin Constant. Foi então que todos acontecimentos políticos e festivos que aconteciam no Rio passaram a ser filmados.

OPRIMEIRO FILME A SER EXIBIDO
Por uma produção dos Irmãos Lumiére o primeiro filme a ser exibido foi o chamado "Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumiére".

PRIMEIRA EXIBIÇÃO EM SÃO PAULO
"Em 13 de fevereiro de 1898 José Roberto de Cunha Sales realiza uma das primeiras exibições do cinematógrafo em São Paulo".
Depois em 14 de janeiro de 1904, se tem notícias de novas filmagens de fazendas decafé, terreiros, gado e outras coisas do interior do Estado.

A EXPANSÃO DO CINEMA
Na década de 30 as distribuidoras de filmes norte-americanos no Brasil investem muito dinheiro na publicidade e aparelhagem de som dos cinemas, e então passam a vender seus filmes no sistema de lote. E rapidamente o público passa a frequentar e se acostuma a ler legendas.
A maior produtora do país na época nãohavia produzido nenhum filme, apenas tentava imitar os filmes de Hollywood, mas em 1940, a produtora fez "Pureza", com um grande orçamento mas foi um fracasso. Em 1942 de 409 filmes lançados apenas 1 é brasileiro.
Desde o final da década de 30 todo o mercado do cinema estava concentrado no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mas que no inicio da década de 40, surge no Rio Atlântida Cinematográfica, se,...
tracking img