Cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Origem do cinema

O cinema é uma forma de arte e entretenimento das mais populares em todo mundo. É uma das mais reconhecidas e importantes fontes de informação e lazer. Poder recordar o passado, recriar histórias, ajudar a conhecer importantes questões sociais; nas escolas, os alunos podem estudar através de filmes educativos. Cinema também pode ser uma forma de arte. Em alguns aspectos, ocinema se parece com o teatro: utiliza atores, cenários e diálogos.
O começo do cinema data apenas do final do século passado. No início deste século muitos cineastas já haviam desenvolvido técnicas e teorias artísticas distintas. Todavia, o cinema recebeu pouca atenção dos estudiosos até a década de 1960. Hoje em dia é reconhecido como uma arte maior. No final do século passado, inventores naFrança, Inglaterra e Estados Unidos tentaram descobrir maneiras de produzir e projetar filmes. Entre esses experimentadores estão, nos EUA, Thomas Armat, Thomas A. Edison, Charles F. Jenkins e Woodville Latham; na Inglaterra, William Friese-Greene e Robert W. Paul; e na França, os irmãos Louis e Auguste Lumière e Ètienne Jules Marey. Depois de muitas tentativas e fracassos, o sucesso veio paramuitos destes. Ninguém sabe ao certo quem produziu e projetou filmes pela primeira vez.
Em 1887, Thomas Edison começou a trabalhar em um aparelho para fazer com que fotografias parecessem mover-se. Utilizando o filme Eastman, um filme a base de celulóide transparente que era resistente, mas flexível; Edison e seu assistente William Kennedy Laurie Dickson inventaram o cinetoscópio. O cinetoscópioera uma espécie de gabinete onde 15m de filme rodavam em carretéis. A pessoa olhava através de um visor para o interior do gabinete a fim de poder ver as fotos em movimento. Em 1894 o cinetoscópio era exibido em New York, Londres e Paris. Apesar do sucesso, Edison pensou que as fotografias em movimento eram uma coisa de interesse passageiro. Mas outros inventores nos EUA e na Europa discordavam.Nisto, utilizando-se dos mesmos princípios do cinetoscópio, desenvolveram câmaras e equipamentos de projeção mais aperfeiçoados. Em 28 de dezembro de 1895, pela primeira vez um filme foi projetado publicamente em uma tela. Essa projeção foi feita pelos irmãos Lumière, que inventaram o cinematógrafo. Eles mostraram num café parisiense algumas cenas simples, dentre elas a de um trem chegando a umaestação.
Os primeiros realizadores cinematográficos entenderam que o cinema lhes havia dado a oportunidade de mostrar coisas em movimento. Fotografaram multidões, cavalos, cachoeiras e quase tudo que se movesse. Por volta de 1900, o cinema havia se tornado uma atração popular em salões, teatros, feiras e museus de cera em muitos países. A diferença entre línguas também não apresentou problemas.Como os filmes eram mudos, os realizadores inseriam legendas em trechos apropriados entre as cenas. Bastava substituir os trechos com as legendas originais pelas traduzidas. No início o cinema floresceu apenas porque era uma novidade. A sensação de realidade, em especial, impressionava o público. Mas logo as pessoas entenderam que a sensação de realidade do cinema era apenas uma ilusão. O públicoentão se cansou, passando a frequentar menos as salas de projeção, e o cinema viu-se diante de sua própria extinção.
Em 1898, um mágico francês chamado Geoges Méliès colocou pequenas cenas filmadas numa seqüência que formava uma história. E foi isto que salvou o cinema de sua extinção – contar histórias. Méliès tornou-se o primeiro artista da indústria cinematográfica. Foi o diretor de cinemanorte-americano Edwin S. Porter quem primeiro fez um filme usando técnicas cinematográficas atuais de contar uma história. Porter talvez tenha sido o primeiro diretor a perceber que um filme não precisava ser filmado seguindo-se estritamente o desenrolar da situação.
Nos primeiros anos da década de 1900 a maioria dos filmes norte-americanos era feita em New York e em Fort Lee, nos estados de New...
tracking img