Cine rex - teresina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição detalhada do objeto de análise
A arquitetura deve ter solidez, resistir às intempéries, permanecer. O Cine Rex, nosso objeto de estudo, foi inaugurado em 29 de novembro de 1939 e até hojeestá de pé (figura 1). Resultado da excelência técnica e da boa escolha dos materiais, que são dois requisitos importantes para a durabilidade da edificação. Em 1973 e 2005 foi reformado, porémmantiveram-se intactas as características arquitetônicas externas (figura 2).

Fig. 1: Cine Rex na década de 40.
Fig. 2: Cine Rex reformado.
O Cine Rex foi construído em uma área de 819,84m² epossui dois pavimentos. O primeiro, no térreo, é onde fica a sala de exibição principal que tem 800 lugares e um palco para apresentações. Há também a sala de máquinas, os banheiros, além de dois espaçosreservados inicialmente para lojas. O segundo pavimento possui um espaço que serve de galeria, com 450 lugares; um hall com vitrais azuis, mármore italiano, e com um bar de madeira de mogno e mais duaspequenas salas.
A Praça Pedro II, onde o cinema se localiza, teve a estrutura física original apontada como um dos fatores que contribuíram para uma “segregação social” do seu espaço. Separadatransversalmente por uma rua, a praça sugeria a coexistência de dois “mundos”: primeiro, a “praça de baixo”, local privilegiado para moças da sociedade e da elite local (figura 3), e o segundo, a “praçade cima”, denominada também “praça das curicas”, frequentada pelas empregadas domésticas e pessoas das classes populares, que faziam dali um ambiente de divertimento e de festa popular.
O modelo atualda praça, que é nosso objeto urbanístico de estudo, é apenas semelhante, mas traz muitas diferenças em relação ao projeto original (figura 4). No período da ditadura a praça sofreu alteração brutalem sua estrutura de modo a não permitir a aglomeração de pessoas e consequentes atos públicos, que eram bastante comuns naquela época.

Fig. 3: Praça Pedro II no século XX.

Fig. 4: Praça Pedro...
tracking img