cinco estagios da psiclogia sexual

1307 palavras 6 páginas
Curso: Psicologia 2ºperíodo

Cinco estágios da evolução psicossexual:

- Fase oral: Período da vida em que, praticamente, a única fonte de prazer é a zona oral do corpo, e que apresenta como principal característica psicológica a dependência emocional. Representado pela boca, experimentamos o prazer e sensações gustativas como o comer e o beber e, às vezes, utilizamos para obter prazeres sexuais, como o beijo. Qualquer parte do nosso corpo pode ser utilizada de duas formas: ou para nos dar prazeres específicos, como os gustativos ou para dar prazeres sexuais.

Todas as vezes que uma determinada parte do corpo é transformada em fonte de excitação sexual, Freud dá a essa parte do corpo o nome de zona erógena, ou seja, zona que é capaz de gerar erotismo.

- Fase anal: Caracterizada pela retentividade.
- Fase fálica: Na qual surge o Complexo de Édipo, e o que se caracteriza pelo exibicionismo.
- Fase latente: Em que a energia libidinosa é canalizada para outros fins. É no período de latência que aparecem as forças do superego que provocam a sublimação do instinto sexual. Nessa fase surgem os sentimentos de vergonha e de pudor em relação ao sexo.
- Fase genital: Que representa o alvo “ideal” do desenvolvimento humano.

No processo evolutivo o indivíduo pode parar numa fase imatura. Nesse caso se diz que houve uma fixação. O indivíduo pode, também, voltar a formas imaturas do comportamento, em cujo caso se diz que houve uma regressão. Mecanismos de defesas são formas pelas quais o eu procura manter sua integridade. Dentro de certos limites são considerados normais. Quando, porém, ultrapassam esses limites, tornam-se patogênicos.

Freud declara que as crianças experimentam desde o seu nascimento, uma série de processos psíquicos de natureza sexual, ele não estava querendo dizer que as crianças praticam atos genitais da mesma forma como o fazem os adultos. Tanto é assim que ele chama nossa atenção para as

Relacionados

  • Pais da psicologia
    4124 palavras | 17 páginas
  • PSICOLOGIA HOLISTICA
    2182 palavras | 9 páginas
  • Artigo
    10916 palavras | 44 páginas
  • trabalhos sobre testes
    12330 palavras | 50 páginas