Cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL


Materiais de construção III – Cimento Portland


CURITIBA
2012
Turma: D
Noturno
Materiais de construção III – Cimento Portland
PONTIFÍCIAUNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

Trabalho sobre Cimento Portland da disciplina de materiais de construção apresentado ao Curso de Graduação Engenharia Civil, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

CURITIBA 2012

Índice

1. ___________________________________Introdução
2. ___________________________________Cimento Portland definição
3.___________________________________Classificação
4. ___________________________________Tipos
5. ___________________________________Propriedades químicas
6. ___________________________________Propriedades físicas
7. ___________________________________Fabricação.
10. ___________________________________Conclusão.
11. ___________________________________Bibliografia

Introdução
Neste trabalho explanarei todas asdefinições do cimento Portland, classificação e os tipos de cimento, explicarei suas composições químicas e físicas, método de fabricação, e principais utilizações.

CIMENTO PORTLAND
DEFINIÇÃO
O cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil, por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção. O cimento pertence a classe dos materiais classificadoscomo aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.
A história do cimento inicia-se no Egito antigo, Grécia e Roma, onde as grandes obras eram construídas com o uso de certas terras de origem vulcânicas, com propriedades de endurecimento soba ação da água. Os primeiros aglomerantes usados eram compostos de cal, areia e cinza vulcânica. O cimento Portland é um aglomerante hidráulico fabricado pela moagem do clínquer, compostos de silicato e cálcio hidráulicos.
A denominação "cimento Portland", foi dada em 1824 por Joseph Aspdin, um químico e construtor britânico. No mesmo ano, ele queimou conjuntamente pedras calcárias e argila,transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland , que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
Ossilicatos de cálcio são os principais constituintes do cimento Portland, as matérias primas para a fabricação devem possuir cálcio e sílica em proporções adequadas de dosagem.
Os materiais que possuem carbonato de cálcio são encontrados naturalmente em pedra calcária, giz, mármore e conchas do mar, a argila e a dolomita são as principais impurezas.
A ASTM C 150¹ define o cimento Portland como umaglomerante hidráulico produzido pala moagem do clínquer, que consiste essencialmente de silicatos de cálcio hidráulicos, usualmente com uma ou mais formas de sulfato de cálcio como um produto de adição. O clínquer possui um diâmetro médio entre 5 a 25 mm.
Com o passar do tempo as propriedades físico-químicos do cimento portland tem evoluído constantemente, inclusiva com o emprego de aditivos quemelhoram as características do cimento. Hoje o cimento portland é normalizado e existem onze tipos no mercado:
* CP I – Cimento portland comum
* CP I-S – Cimento portland comum com adição
* CP II-E– Cimento portland composto com escória
* CP II-Z – Cimento portland composto com pozolana
* CP II-F – Cimento portland composto com fíler
* CP III – Cimento portland de alto-forno...
tracking img