Cientisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipo Ideal de Max Weber
De acordo com Weber, para que o sociólogo possa analisar uma dada situação social, principalmente quando se trata de generalizações, torna-se necessário criar um "TIPO IDEAL", que será um instrumento que orientará a investigação e a ação do ator, como uma espécie de parâmetro da ação social.
Um conceito ideal é normalmente uma simplificação e generalização da realidade.Partindo desse modelo, é possível analizar diversos fatos reais como desvios do ideal: Tais construções (...) permitem-nos ver se, em traços particulares ou em seu caráter total, os fenômenos se aproximam de uma de nossas construções, determinar o grau de aproximação do fenômeno histórico e o tipo construído teoricamente. Sob esse aspecto, a construção é simplesmente um recurso técnico quefacilita uma disposição e terminologia mais lúcidas (WEBER, citado por BARBOSA; QUINTANEIRO, 2002: 113).

O tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo a fim de construir um topo tangível, ou seja, um tipo. Esse tipo será muito útil para classificar os objetos de estudo. Por exemplo, quando pensamos emdemocracia temos em mente um conjunto de características em nossa mente dando origem a um todo idealizado (o Tipo Ideal). Ao observar um sistema político contrastamos com esse tipo que temos em mente para classificar esse sistema como democrático ou não.

O objetivo de Weber, ao utilizar o recurso tipo ideal, não é de esgotar todas possibilidades das interpretações da realidade empírica, uma vezque qualquer fenômeno estará, em potencial possibilidade, a conceituação de diversos tipos ideais.

É impossível um humano apreender a realidade num único instante, a realidade tem um fluxo constante de mudanças. O conhecimento é sempre produzido através de um recorte da realidade(tipo ideal)na qual o homem está inserido, pois compreender a realidade em sua totalidade é impossível. O tipo ideal éa ferramenta que fará com que os elementos da realidade fiquem isoladas do fluxo constante de mutações desta(realidade). Não é um ideal como referência de algo material, passa por uma construção teórico-abstrata que o indivíduo usará na sua busca da realidade através de um recorte da realidade que está inserido. [anotações da aula de soiologia juridica]
Por Janete Araújo da Silva[1]
Astransformações sociais e econômicas do século XVII e XVIII vivenciadas em todo o continente europeu influenciaram as preocupações intelectuais de Max Weber. A Alemanha teve o desenvolvimento capitalista e intelectual diferente do restante da Europa, enquanto França e Itália vivenciavam as revoluções burguesas republicanas e industriais a Alemanha permanecia monárquica e agrária.
As sociedades modernaseram formadas a partir de uma profunda diversidade social, o restante do continente europeu em suas teorias políticas, econômicas e sociais buscava a universalidade através dos nacionalismos, do positivismo em relação ao progresso técnico e científico proporcionado pelo sistema capitalista industrial. Já os alemães apresentavam um amplo interesse pela História particular de cada povo e peladiversidade. O pensamento alemão pode ser sintetizado na associação entre História, esforço interpretativo e facilidade em discernir diversidades.
Nesse sentido, a sociedade é analisada sob uma perspectiva histórica e nesse ponto apresentam-se as divergências entre Max Weber e Émile Durkheim, isto é, entre Positivismo e idealismo, cuja principal diferença está em como cada um encara a História.
OPositivismo possui a idéia de lei geral e História universal – excluí as particularidades de cada povo e delimita um território formando um Estado-Nação – e compara uma formação social com outra: Para eles, a História é um processo universal de evolução da sociedade, ou seja, todos os povos de todos os continentes possuem uma História única, linear, apenas em estágios diferentes percebidos pelo método...
tracking img