Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS CURITIBA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA – ÊNFASE ELETROTÉCNICA

HENRIQUE DARIVA NASCIMENTO COSTA
RÉGIS KELLER ZORTÉA MERINO
WELLINGTON ALVES PEREIRA

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PRÉ-AUTOMAÇÃO PREDIAL PARA SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO UTILIZANDO RELÉS DE IMPULSO

TRABALHO DECONCLUSÃO DE CURSO

CURITIBA
2011
HENRIQUE DARIVA NASCIMENTO COSTA
RÉGIS KELLER ZORTÉA MERINO
WELLINGTON ALVES PEREIRA

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PRÉ-AUTOMAÇÃO PREDIAL PARA SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO UTILIZANDO RELÉS DE IMPULSO

Proposta de Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à disciplina de Metodologia Aplicada ao TCC, do curso de Engenharia Industrial Elétrica - Ênfaseem Eletrotécnica do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), como requisito parcial para a obtenção do título de Engenheiro Eletricista.

Orientador: Professor Paulo Sérgio Walenia

CURITIBA
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1. TEMA 4
1.1.1. Delimitação do tema 4
1.2. PROBLEMA E PREMISSAS 5
1.3. OBJETIVOS 6
1.3.1.Objetivo Geral 6
1.3.2. Objetivos específicos 6
1.4. JUSTIFICATIVA 7
1.5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7
1.6. ESTRUTURA DO TRABALHO 8
1.7. CRONOGRAMA DO TRABALHO 10
1.8. REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

TEMA

Delimitação do tema

O ser humano, como consumidor de produtos e tecnologias, esta cada dia mais exigente em face aos avanços e ofertas que lhe atingem dia após dia. Essefato se evidencia, por exemplo, na indústria automobilística, onde ganha o cliente aquele que oferece um produto com maior grau de tecnologia agregado pelo menor preço. Certos consumidores visam mais a primeira característica em detrimento da segunda, buscando qualidade acima de tudo.
No caso dos edifícios, utilizados pelas pessoas para trabalhar, morar e executar suas funções diárias, isso nãopoderia ser diferente. Cada vez mais se busca a qualidade de vida e conforto associado a estas edificações, algo que é conseguido executando a instalação adequada a esses quesitos.
Focando nas instalações elétricas prediais, sendo parte integrante fundamental de um edifício, nota-se que as tendências para o conforto das pessoas ainda não atingiram de forma eficaz estas estruturas. O escopo doprojeto elétrico como é conhecido hoje pouco mudou sua forma nos últimos anos. O consumidor tem sido o “motor” da mudança nessa área, não abrindo mão dos benefícios da tecnologia, querendo estendê-los ao seu espaço doméstico ou de seu trabalho. (MURATORI, 2008)
Neste entremeio, o conceito de “automação predial” é de fundamental importância. A automação predial pode ser definida como a base paraas funções de gestão de uma planta para sua utilização de forma segura, apropriada e econômica (HEIDEMANN et al, 2010). O conceito pode ainda incluir o uso de forma a dar maior conforto ao usuário.
Um projeto que inclui automação em seu escopo possui vários subsistemas integrados, a exemplo de: Circuito Fechado de Televisão - CFTV, HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado - da sigla eminglês), segurança, controle de acesso, controle de cargas e iluminação, sendo este último responsável por até 50% ou mais da carga (MURATORI; DAL BÓ, 2011).
Um dos conceitos mais importantes e ainda pouco explorado dentre deste contexto é a pré-automação: vários partes e dispositivos que vão se integrando conforme a necessidade do usuário, facilitando uma automação a qualquer momento. Não existeaí uma “inteligência”, mas sim comandos individuais ou em pequenos grupos que podem ser interligados no futuro (FREITAS, 2011). As instalações que recebem pré-automação têm investimento inicial baixo e se valorizam em vista desta aplicação diferenciada.
A maior aplicação da pré-automação se destina a sistemas de iluminação, visto que o estado ligado/desligado é o que importa neste sistema,...
tracking img