Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico de Portugal
A história de Portugal tem a sua génese com a chegada dos primeiros hominídeos à Península Ibérica há cerca de 1.2 milhões de anos atrás. O território entrou no domínio da história escrita com o início das guerras Púnicas. Em 29 a.C. era habitado por vários povos, como os Lusitanos, quando foi integrado no Império Romanocomo a província da Lusitânia, influenciando fortementea cultura, nomeadamente a língua portuguesa, na maior parte originada no latim. Após a queda do Império Romano, estabeleceram-se aí povos germânicos como os Visigodos e Suevos, e no século VIII seria ocupado por árabes.
Durante a reconquista cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino da Galiza e depois integrado no Reino de Leão. Com o estabelecimento do Reino dePortugal em 1139], cuja independência foi reconhecida em 1143, e a estabilização das fronteiras em 1249, Portugal reclama o título de mais antigo estado-nação europeu.
Durante os séculos XV e XVI, os portugueses foram pioneiros na exploração marítima, estabelecendo o primeiro império colonial de amplitude global, com possessões emÁfrica, na Ásia e na América do Sul, tornando-se uma potência mundialeconómica, política e militar. Em 1580, após uma crise de sucessão, foi unido a Espanha na chamada União Ibérica que duraria até 1640. Após a Guerra da Restauração foi restabelecida a independência sob a nova dinastia de Bragança, com a separação das duas coroas e impérios. O terramoto de 1755 em Lisboa, as invasões espanhola e francesas que antecederam a perda da sua maior possessão territorialultramarina, o Brasil, resultaram no desmembramento da estabilidade política e económica, reduzindo o estatuto de Portugal como potência global no século XIX.
Após a queda da monarquia, em 1910 foi a proclamada a República, iniciando o actual sistema de governo. A instável Primeira República foi sucedida por uma ditadurasob o nome de Estado Novo. Na segunda metade do século XX, na sequênciada guerra colonial portuguesa e do golpe de estado da revolução dos cravos em 1974, a ditadura foi deposta e estabelecida a democracia parlamentar, com todos os territórios ultramarinos a obter a sua independência, nomeadamente Angola e Moçambiqueem África; o último território ultramarino, Macau, seria entregue à China em 1999.
Portugal entrou, após um conturbado período revolucionário, no caminho daDemocracia Parlamentar, ao mesmo tempo que procedia à descolonização de todas as suas colónias. Membro fundador da NATO, o Portugal democrático reforçou a sua modernização e a sua inserção no espaço europeu com a sua adesão, em 1986, àComunidade Económica Europeia .



LISBOA, CAPITAL DE PORTUGAL
Lisboa é capital no Atlântico. Pela ligação aosDescobrimentos marítimos, pelo largo estuário do Tejo a desaguar no Oceano. Porque é a única capital da Europa com praias atlânticas. 
Basta apanhar o comboio e acompanhar o estuário do Tejo para se ficar surpreendido com a sucessão de praias de areia dourada tão perto da capital. No fim da linha estão as praias do Estoril e de Cascais com belos palacetes a lembrar o tempo em que os reisde Portugal passavam aqui os seus verões. A seguir, a costa vira-se para ocidente. Em cenários de areia e rocha não perca o deslumbrante espetáculo do sol que todos os dias desaparece no Atlântico.

Para conhecer o maior areal da Europa não precisa de ir longe.
A Sul do rio Tejo, apenas a meia hora de Lisboa, os 30 km de areia, mar e céu da Costa de Caparica parecem não ter fim. 

MOEDA DEPORTUGAL
O euro (EUR ou €) é a moeda de 17 países da União Europeia (UE) - Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Finlândia, França, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, e ainda de quatro micropaíses europeus - Andorra, Mônaco, San Marino e Vaticano - e também do Montenegro e do Kosovo.
As moedas e notas de euro iniciaram a sua circulação...
tracking img