Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX
Nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier na Alemanha em uma família de camada média urbana, Karl Marx foi um Filosofo, jornalista e socialista, vindo a falecer em 14 de março de 1883 emLondres, Inglaterra. Estudou na Universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e tornando-se doutor em Lena, em 1841, na qual discutira as diferenças entre as Filosofias da Natureza deDemócrito e Epicuro.
Este pensador contribuiu para a discussão da relação entre individuo e sociedade como conjuntos de fenômenos naturais e sociais, pois não se pode compreender os fenômenos naturais seo analisarmos isoladamente. Este é o par do método dialético acerca no principio da combinação processual de tese-antítese-síntese, componente fundamental do método marxista. Para Marx, as condiçõesmateriais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Equivale a, para o homem viver, inicialmente tem de, transformar a natureza, ou seja, alimentar, construir abrigos, utensílios,etc., sem isso não poderiam existir como seres vivos.
Marx também procura explicar e examinar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico como objeto deestudo, em que seu alvo foi estudar a sociedade do seu tempo e nesta sociedade prevalecia o capitalismo. Para Marx o capitalismo é selvagem, uma vez que o operário produz grandes quantidades para seupatrão do que para seu próprio custo para a sociedade, apresentando como um regime econômico de exploração, expandindo a fortuna de ricos a partir do abuso dos trabalhadores como máquinas de produção,sendo a mais valia a lei fundamental do sistema. A mais-valia é constituída pela diferença entre o preço pelo qual o empresário compra a força de trabalho (8 horas, por exemplo) e o preço no qual elevende o resultado de trabalho (12 horas, por exemplo). Esta visão da história está de acordo com a filosofia materialista de Marx, que se fundamenta, primeiramente, na observação da realidade a...
tracking img