Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução do conceito de célula: revendo ”pré-conceitos“
MÓDULO 1 - AULA 1

Evolução do conceito de célula: revendo “pré-conceitos”
Os “conceitos”, tal como os reconhecemos, são ao mesmo tempo o produto e o processo de uma atividade de construção mental da realidade... Não são simples imagens ou representações mentais, mas sim indicadores de um modelo, um tipo de discurso intelectual, emresposta a um problema ou uma série de problemas. (André Giordan)

Revendo “pré-conceitos” Até chegarmos à universidade, já vimos diversas imagens de células em livros, na televisão, em filmes, já passamos pela definição do que são células e ouvimos falar como foram descobertas. Objetivos O objetivo desta unidade é repensar o que você já sabe sobre célula, identificar o conceito do qual você parte einiciar um processo de reconstrução e de aprofundamento de seu conhecimento sobre as células, percebendo como e quando esse conceito surgiu. Pré-requisitos Você vai precisar apenas de papel, lápis preto, lápis de cor e papel vegetal ou similar, e do que já sabe sobre célula.

Exercício 1: Pré-avaliação
Faça a você mesmo as seguintes perguntas, e responda-as por escrito, sem qualquer consultaprévia a nenhum livro ou apostila: O que é célula? O que sei sobre célula? A que associo esse conceito? Já vi células ao microscópio, ou apenas em livros? Como elas eram? Sou capaz de desenhar o que me lembro? Em cinco minutos essa tarefa estará pronta e depois você irá trabalhar bastante sobre essa sua primeira produção. Você tem a seguir uma série de exemplos de respostas que eu já obtive nesseexercício. É uma ótima maneira de continuarmos a debater essa questão:

7

C E D E R J

Aula_01.p65

7

5/6/2004, 7:35 AM

GRANDES TEMAS EM BIOLOGIA

Evolução do conceito de célula: revendo ”pré-conceitos“

“células são as unidades formadoras do corpo” “células são unidades formadoras das coisas vivas” “células compõem os seres vivos e são formadas por membrana, citoplasma e núcleo”“células são as unidades básicas de organização da vida que se auto-reproduzem”
Você pode encontrar as imagens coloridas desta aula no material disponível no pólo.

“células são muito pequenas e só podem ser vistas com microscópios” “células se dividem, se alimentam e interagem com o meio ambiente” “células podem estar isoladas, como seres unicelulares, ou agrupadas, como seres pluricelulares”Não vamos discutir cada uma agora. Vamos ao exercício 2 que consiste em ver células para repensar nossos conceitos. Na falta de um microscópio e de preparações que possamos examinar diretamente, vamos olhar várias imagens de células, obtidas em diferentes microscópios.

1.1a

1.1b

1.1c

1.1d

1.1e

1.1f

Figuras 1.1(a-f ): Processo de preparação de uma lâmina para observação de sangue.Imagem cortesia da Coleção Digital de Imagem Biológica do Instituto Oswaldo Cruz, autorizada pela autora Tânia Cardona.

FOTOGRAFIA É o termo usado para imagens registradas e percebidas a olho nu. Para imagens que foram vistas ampliadas por lentes, usamos o termo fotomicrografia.

As seis figuras acima são imagens de sangue, que foi espalhado sobre uma lâmina (1.1a,b,c), passado em álcoolpara preservar as células, “pintado” com uma mistura de corantes (1.1f), observado ao microscópio óptico com conjunto de lentes que aumentaram 1.500 vezes e então fotografado. Esse é o procedimento para preparar o que chamamos de esfregaço sanguíneo. Como nosso caderno não é colorido, vamos fazer um exercício de colorir nossa imagem tal como vista ao microscópio. Na verdade estaremos reproduzindo omodo como as células eram vistas e representadas até a invenção da fotomicrografia em cores.

C E D E R J

8

Aula_01.p65

8

5/6/2004, 7:36 AM

Evolução do conceito de célula: revendo ”pré-conceitos“
MÓDULO 1 - AULA 1

Exercício 2: Representando uma imagem
A

v v v
A

v

a vv v v v v v a
A

A

v v v v v v v

v v v v
Figura 1.2a Figura 1.2b

v v v

Figuras...
tracking img