Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Capixaba da Serra – SERRAVIX
Engenharia Civil – Turma C
Disciplina: Ciências Sociais
Professora: Fernanda Maria Souza
Aluno: Vitor Kifier Firmino
Resenha:
Luta de Classes eos Movimentos Sociais
Ao analisar a palestra do cientista político, Paulo Cesar Borba Peres, realizada na faculdade Serravix, no mês de abril de 2012, apresenta que, pela própria experiênciacotidiana, nossa sociedade vivencia as contradições e resquícios históricos, trazidos pelos movimentos sociais e pelas lutas de classes.
O palestrante, numa abordagem histórica, inicialmente, relata sobreas sociedades organizadas e suas relações de exploração. Essas sociedades são caracterizadas pela formação de dois grupos sociais antagônicos: escravos, mais atualmente, a classe operária, e ospatrões. Na luta pelo fim da exploração capitalista, a classe operária, munida dos ideais de Karl Marx, almejava ganhar representatividade e hegemonia política sobre os mais amplos setores das massasexploradas.
Um ponto importante levantado foi que, num contexto histórico nacional, os movimentos sociais revelavam forte enfoque teórico originado do marxismo, com reivindicações específicas, no entanto,todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.
Em meio aos movimentos e classes sociais, o cientista político frisou a dominação ideológica que caracterizavao Estado burguês, que com uma falsa imagem de igualdade de direitos, vestia o disfarce da dominação sobre a classe trabalhadora.
Ainda num contexto histórico nacional, o cientista político lembrou ummomento marcante para os movimentos sociais na década de 60: o golpe militar de 1964. Em contrapartida ao crescimento do movimento dos operários, o golpe militar de 1964, com o pretexto de livrar oBrasil do “perigo comunista”, restringiu a participação popular e proibiu qualquer manifestação que representasse ameaça a ordem pública.
Numa retomada mais recente dos movimentos sociais no...
tracking img