Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISTA TECNOLOGÍSTICA – MAIO / 2002. SÃO PAULO, EDIT. PUBLICARE
LOGÍSTICA REVERSA
NOVA ÁREA DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Introdução : Conceitos, Definições e Áreas de atuação
A Logística Reversatem sido citada com freqüência e de forma crescente em livros modernos de Logística Empresarial, em artigos internacionais e nacionais, demonstrando sua aplicabilidade e interesse em diversos setoresempresariais e apresentando novas oportunidades de negócios no Supply Chain Reverso, criado por esta nova área da Logística Empresarial. No Brasil, mais recentemente, seu interesse empresarial temsido demonstrado por inúmeras palestras, seminários e consultas que temos realizado em associações, empresas e universidades e o interesse acadêmico pela sua inclusão como disciplina curricular emcursos de especialização em Logística Empresarial.
Após uma série de artigos nesta revista sobre o Canais de Distribuição Reversos1 é oportuno, portanto, considerar o escopo da Logística Reversa, suasáreas de atuação nestes canais reversos, os objetivos estratégicos empresariais em sua implementação, o seu relacionamentos com outras áreas das empresas e com outras áreas de conhecimento, bem como eprincipalmente, mostrar o seu “estado de arte” atual no nível internacional e nacional, que pretendemos com esta nova série de artigos.
Inicialmente para posicionar o leitor destacamos de fuma formasintética a evolução de definições da Logística Reversa:
Em C.L.M. ( 1993:323): “Logística reversa é um amplo termo relacionado às habilidades e atividades envolvidos no gerenciamento de redução,movimentação e disposição de resíduos de produtos e embalagens...”.
Em Stock(1998:20) encontra-se a definição: “ Logística Reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se aopapel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura....”2
Em Rogers e...
tracking img